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Title in Portuguese: As práticas de responsabilidade social corporativa e seus impactos no comprometimento do funcionário com a empresa: uma análise em empresas cearenses de serviços
Author: Silva, Suely Mendonça de Oliveira e
Advisor(s): Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Keywords: Responsabilidade social da empresa
Comportamento organizacional
Compromisso (Psicologia)
Indústria de serviços
Issue Date: 2005
Citation: SILVA, Suely Mendonça de Oliveira e. As práticas de responsabilidade social corporativa e seus impactos no comprometimento do funcionário com a empresa: uma análise em empresas cearenses de serviços. 2005. 192 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2005.
Abstract in Portuguese: O crescente número de investimentos em projetos sociais por parte de empresas contemporâneas sugere que elas buscam obter vantagem competitiva sustentável com base no fator humano. Considerando que a responsabilidade social se afigura importante tanto para as empresas – pela postura ética e humanizante que adotam – como para as pessoas que apreciam essa atitude, o objetivo deste estudo é verificar se – e de que modo – a adoção de práticas socialmente responsáveis contribui para o comprometimento do funcionário com a empresa. A pesquisa foi aplicada ao público interno (433 funcionários de carreira) de três empresas cearenses de grande porte, ganhadoras do Prêmio Delmiro Gouveia em Desempenho Social (conferido pela Bolsa Regional de Valores). Constatou-se que as práticas sociais podem influenciar o comportamento e atitude do funcionário e contribuir para gerar comprometimento afetivo deste com a empresa. Concluiu-se, todavia, que é pouco provável que projetos sociais tenham efeito significativo sobre os funcionários, se a empresa não pratica atitudes sociais positivas para com eles, como oferecer oportunidades de crescimento profissional, respeitar o funcionário, contribuir para a satisfação com o trabalho que ele realiza, reconhecer sua dedicação e desempenho, entre outras.
Abstract: The growing number of investments in social projects by modern enterprises shows that they are trying to achieve competitive sustainable advantage focusing on a humanistic approach. Considering that social responsibility seems to be important nowadays not only for the companies - because of the ethical and human position adopted – but also for people who appreciate this kind of attitude, the main goal of this study is to check if – and how – adopting responsible social procedures contributes to making employees more committed to the company. The survey was applied to the Personnel (career employees) from three large companies in Ceará, winners of the Delmiro Gouveia Award in social performance (awarded by the Local Stock Market). It was verified that social procedures may influence employee’s behaviour and attitude and may contribute to their affectionate commitment to the company. However, it was perceived that it is less likely that these projects will have a significant effect over the employees if the company does not have social positive attitudes towards them, such as offering good promotion prospects, holding employees in high regard, contributing to their satisfaction at work, considering their dedication and performance among others.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15585
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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