Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15564
Title in Portuguese: Avaliação de alternativas pré-compra de produtos 'surfwear' por consumidores da cidade de Fortaleza/CE
Author: Dias, Luiz Paulo Caetano
Advisor(s): Murakami, Luiz Carlos
Keywords: Comportamento do consumidor
Processo decisório
Moda esportiva
Issue Date: 2005
Citation: DIAS, Luiz Paulo Caetano. Avaliação de alternativas pré-compra de produtos 'surfwear' por consumidores da cidade de Fortaleza/CE. 2005. 109 f. ; Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2005.
Abstract in Portuguese: A abordagem cognitiva do comportamento do consumidor focaliza o processo de decisão de compra, onde a avaliação de alternativas précompra é uma de suas etapas e o objeto deste estudo. O surfwear é um segmento específico dentro da indústria do vestuário, que disponibiliza um grande número de produtos e marcas para seu mercado-alvo. O estudo buscou identificar quais os critérios de caráter utilitário mais importantes foram aplicados sobre um conjunto de marcas de surfwear (conjunto de consideração) e que resultou na compra de um produto. Foi utilizado o survey em uma amostra não probabilística de consumidores da cidade de Fortaleza/CE. Os resultados obtidos evidenciaram que a marca é o critério mais importante e que o conjunto de consideração é composto por 1,5 marcas. Incluem-se ainda as restrições do estudo e as sugestões de novas pesquisas.
Abstract: The cognitive approach of consumer behavior emphasizes the purchase decision process, where pre-purchase alternatives evaluation is a stage and the focus of this study. Surfwear is a specific segment of clothes industry that offers a large quantity of goods and brands to its targetmarket. The study search to identify the more important evaluative criteria was superposed in a set of surfwear brands (evoked set) and results in a choice. Survey was employed in a non probabilistic sample of consumers in Fortaleza/CE. The results made evident that brand is the most important criteria and the evoked set is constituted by 1.5 brands. Still includes study restrictions and suggestions for new researches.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15564
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_dis_lpcdias.pdf618,53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.