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Tipo: Dissertação
Título: Calibração e validação de modelos de meso e microssimulação do tráfego para a avaliação de intervenções tático-operacionais na malha viária urbana
Título em inglês: Calibration and validation of simulation models to analyze tactical and operational actions in the urban road network
Autor(es): Maia, Felipe Viana Bezerra
Orientador: Loureiro, Carlos Felipe Grangeiro
Palavras-chave: Transportes;Simulação de tráfego
Data do documento: 2007
Citação: MAIA, F. V. B. Calibração e validação de modelos de meso e microssimulação do tráfego para a avaliação de intervenções tático-operacionais na malha viária urbana. 2007. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)–Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Resumo: A modelagem do fluxo de veículos na infra-estrutura viária urbana tem se constituído uma ferramenta cada vez mais importante para a análise do desempenho de novas estratégias e políticas de controle de tráfego idealizadas para potencializar a eficiência do sistema de transportes. Entretanto, para simular o fluxo veicular de maneira consistente é essencial que as etapas de calibração e validação do modelo de simulação sejam plenamente concluídas. Este trabalho propõe um procedimento, com enfoque eminentemente prático, para a calibração e validação de modelos de simulação para a análise de intervenções tático-operacionais na malha viária urbana. Este procedimento é composto pelas seguintes etapas: i) definição da malha viária a ser modelada; ii) escolha do modelo de simulação; iii) definição da rede de simulação; e iv) calibração e validação do modelo de simulação. Após o detalhamento das tarefas necessárias para vencer cada uma destas etapas, este foi aplicado em uma região da cidade de Fortaleza, utilizando um programa de microssimulação do tráfego (INTEGRATION) e um pacote computacional de mesossimulação (TransCAD), visando comparar o processo de calibração em cada um deles, ressaltando as suas especificidades. Atualmente, a utilização de modelos de simulação do tráfego veicular não é muito difundida na comunidade técnica brasileira e nem existem procedimentos de calibração e validação disponíveis para facilitar o emprego destes programas. Espera-se que o procedimento proposto nesta pesquisa, bem como as discussões sobre a sua aplicação, ajudem a difundir o uso deste ferramental como suporte à decisão na avaliação de intervenções que visem principalmente uma melhor utilização da infra-estrutura viária existente.
Abstract: The modeling of the traffic flow on the urban road infrastructure have become one of the most important tools to analyze the performance of new strategies and policies of traffic control aimed at improving the efficiency of the transportation system. However, to model the traffic flow in a solid way it is essential that the stages of calibration and validation of the simulation model are satisfactorily accomplished. This work presents a procedure, with an eminently practical focus, for the calibration and validation of simulation models to analyze tactical and operational interventions in the urban road network. This procedure comprises the following stages: i) definition of the road network to be modeled; ii) selection of the simulation model; iii) definition of the simulation network; and iv) calibration and validation of the simulation model. After specifying the tasks necessary to develop each one of these stages, this procedure was applied in an area of the city of Fortaleza-Ceará, using a traffic microsimulation software (INTEGRATION) and a mesosimulation package (TransCAD), to compare the calibration processes in each one, emphasizing their specificities. Nowadays, the use of traffic simulation models is not very spread in the Brazilian technical community and there are no calibration and validation procedures to facilitate the use of these programs. The author hopes that the procedure proposed in this research, as well as the discussions about its application, help to diffuse the use of traffic simulation to support the evaluation of interventions that provide a better use of the actual transportation infrastructure.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1556
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