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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarros Neto, José de Paula-
dc.contributor.authorFreire, Solange Maria Santos-
dc.date.accessioned2016-03-17T19:27:37Z-
dc.date.available2016-03-17T19:27:37Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationFREIRE, Solange Maria Santos. Estratégias de marketing como ferramenta para a melhoria da gestão estratégica dos pequenos hotéis de Fortaleza. 2005. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15559-
dc.description.abstractCompetition incitement has led companies to update and seek for strategies in order to uphold or increase their performance in the market. The choice for these strategies may imply in the redefinition of the structure, culture, working process amongst other aspects. The work aims at checking the marketing strategies used by small hotels in Fortaleza and their interference in the strategical management. Theoretical references have grounded the accomplishment of a field research, together with the managers of small hotels in Fortaleza, they are integrated with the following: entrepreneur strategies, company of labor service, labor service market, market strategies of labor service, and the hotel industry position in Fortaleza. Semistructured interviews were used as well as non-probabilistic samples by judgment. The results showed that the lack of knowledge regarding the marketing skills is a very big obstacle for the setting up of efficient strategies. Although many entrepreneurs , intuitively make use of marketing actions, there is a very strong tendency to think that “we know what the customer expects”, which is something difficult to be changed and needs working on little by little, showing the disadvantages and advantages of knowing exactly what the customer’s needs are, relying on what the customer himself/herself perceives. The major difficulty is not to accomplish the strategies but to choose the most adequate ones, those that can really add some value to the customer and improve competitiveness in the company. The tools used to establish the marketing strategies, need to be flexible because its usage depends on the company’s level, size and its own flexibility and level of knowledge.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectAdministração estratégicapt_BR
dc.subjectHotéis - Administraçãopt_BR
dc.titleEstratégias de marketing como ferramenta para a melhoria da gestão estratégica dos pequenos hotéis de Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO acirramento da concorrência tem levado as organizações a se atualizarem e a buscarem estratégias para se manterem ou ampliarem sua atuação no mercado. A escolha destas estratégias pode implicar a redefinição da estrutura, da cultura, do processo de trabalho, dentre outros aspectos. O trabalho se propõe a verificar o uso de estratégias de marketing pelos pequenos hotéis de Fortaleza e sua interferência na gestão estratégica. Os temas do referencial teórico que fundamentaram a realização de uma pesquisa de campo, junto aos dirigentes de pequenos hotéis de Fortaleza, estão associados às seguintes temáticas: estratégia empresarial, as empresas do setor de serviços, marketing de serviços, estratégias de marketing de serviços e o cenário da hotelaria em Fortaleza. Fez-se uso de entrevistas semiestruturadas e utilizou-se a amostragem não probabilística por julgamento. Os resultados evidenciaram que: o desconhecimento das práticas de marketing é realmente um grande entrave para a implantação de estratégias eficazes na gestão. Embora muitos empresários realizem ações de marketing intuitivamente, existe uma tendência muito forte de “achar que se sabe o que o cliente quer”, o que é difícil de ser mudado e precisa ser trabalhado aos poucos, mostrando-se as desvantagens e vantagens de saber “realmente” o que o cliente deseja, baseando-se no que o próprio cliente percebe. A dificuldade maior não está na realização das estratégias, e sim na escolha das estratégias mais adequadas, aquelas que realmente agreguem valor para o cliente e melhore a competitividade da organização. As ferramentas a serem utilizadas para implantação de estratégias de marketing precisam ser muito flexíveis, pois a sua utilização depende do grau de maturidade da empresa, do seu porte, da sua própria flexibilidade e do seu grau de conhecimento.pt_BR
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