Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15518
Title in Portuguese: Competências gerenciais e experiência na solução de problemas em uma empresa de engenharia de movimento: um estudo de caso
Author: Pitombeira, Suzete Suzana Rocha
Advisor(s): Maciel, Terezinha de Jesus Pinheiro
Keywords: Capacidade executiva
Desempenho
Issue Date: 2007
Citation: PITOMBEIRA, Suzete Suzana Rocha. Competências gerenciais e experiência na solução de problemas em uma empresa de engenharia de movimento: um estudo de caso. 2007. 124 f. ; Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2007.
Abstract in Portuguese: O presente estudo objetivou identificar o grau de importância da experiência como elemento da competência para a solução de problemas gerenciais. Adotou-se o estudo de caso de modo descritivo, em uma empresa prestadora de serviço em engenharia de movimento, localizada no estado do Ceará, e certificada pela norma ISO 9000/2000, a qual contempla a busca da qualidade em suas diretrizes estratégicas. Foram aplicados oito questionários com os gerentes de diversas áreas. Os resultados dessa investigação, associados à teoria pertinente, possibilitaram a verificação segundo as manifestações dos agentes pesquisados, que a experiência pessoal é necessária ao desenvolvimento das competências básicas e específicas dos gerentes, e estas competências contribuem para a solução dos problemas gerenciais. Confirma-se na prática que a competência é constituída pelo modo como os trabalhadores concebem o trabalho, formam e organizam os conhecimentos e as habilidades em competências distintas na realização de suas atividades profissionais.
Abstract: The current study aimed to identify the degree of importance experience has as an element of competencies, in problem solving of management work. A case study was conducted descriptively throughout the research at a movement engineering company, located in the state of Ceará, certified by ISO 9000/2000, which searches for quality in its strategic guidelines. Eight surveys were answered by the managers of various areas. The results of this data, along with the relevant theory, made it possible to check according to the ones researched that personal experience is necessary to the development of managers` basic and specific competencies, and these contribute to the solution of management problems. In practice, it is confirmed that competencies are made up by how workers see the job, build up and organize the knowledge and abilities in different competencies in the carrying out of their professional activities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15518
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_dis_ssrpitombeira.pdf595,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.