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Tipo: Dissertação
Título: Gestão ambiental como elemento da estratégia empresarial: um estudo longitudinal em uma empresa têxtil
Autor(es): Santos, Ricardo Ribeiro
Orientador: Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de
Palavras-chave: Gestão ambiental;Administração de empresas - Aspectos ambientais;Responsabilidade Social da empresa
Data do documento: 2007
Citação: SANTOS, Ricardo Ribeiro. Gestão ambiental como elemento da estratégia empresarial: um estudo longitudinal em uma empresa têxtil. 2007. 159 f. ; Dissertação (mestrado) - Universidade federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2007.
Resumo: O trabalho tem por objetivo avaliar, à luz do modelo ECP-Ambiental, as estratégias adotadas por uma empresa têxtil. Neste contexto, apresenta uma análise longitudinal das estratégias ambientais adotadas por uma empresa têxtil ao longo de onze anos, compreendidos entre o período de 1996 a 2006. A pesquisa foi elaborada a partir do modelo de avaliação da estratégia ambiental ECPAmbiental, proposto por Abreu (2001). Com base neste modelo, a partir das pressões da estrutura da indústria, a empresa reage adotando condutas ambientais que por sua vez, afetam sua performance ambiental. Dentro deste contexto, foram identificadas as pressões, condutas e performance ambiental da empresa e a partir desta, determinados os índices e a evolução da pressão, da conduta e da performance para os últimos onze anos. Por fim, o trabalho apresenta o posicionamento estratégico adotado pela empresa, nos últimos onze anos, frente às questões ambientais. Este posicionamento estratégico é determinado a partir da matriz que relaciona a pressão da estrutura da indústria com a conduta ambiental, desenvolvida a partir do modelo ECP-Ambiental. A empresa objeto deste estudo é uma empresa têxtil de grande porte, que possui significativa representatividade na economia do Estado do Ceará e mantém um sistema de gestão ambiental certificado na norma ISO 14001 desde 2001. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e aplicação de um instrumento de coleta de dados através de entrevistas com funcionários da empresa. Os dados coletados foram tabulados em planilhas eletrônicas, nas quais foram realizadas análises qualitativa e quantitativa. A partir destas análises, constatou-se que a empresa ao longo desses onze anos, passou por três estágios: o primeiro foi caracterizado pela não percepção das pressões ambientais, desta forma a conduta ambiental adotada era voltada ao atendimento aos requisitos do licenciamento ambiental; o segundo foi aquele em que as pressões ambientais foram percebidas de forma a não oferecer risco à competitividade da empresa, as condutas ambientais neste estágio estavam voltadas à implantação de um sistema de gestão ambiental; o terceiro estágio foi caracterizado pela percepção por parte da empresa de uma pressão ambiental que oferecia risco à sua competitividade, como resposta a empresa adotou condutas ambientais que atendessem as necessidades das partes interessadas e melhorassem a eficiência dos processos, de forma a gerar vantagem competitiva frente aos concorrentes. No tocante à estratégia ambiental, a pesquisa identificou uma evolução do posicionamento estratégico, migrando de uma situação de indiferença frente às questões ambientais, para uma atuação responsável, na qual aliou prevenção da poluição à melhoria na eficiência dos processos.
Abstract: The objective of this work is to evaluate, through the Environmental-SCP model, the strategies adopted by a Brazilian textile company. In this context, it shows a longitudinal analysis of environmental strategies adopted by the company for eleven years, from 1996 to 2006. The research was based on an environmental strategy evaluation model, called Environmental-SCP model, proposed by Abreu (2001). The model links environmental performance to the conducts of the companies exposed to the pressure of the industry in which they operate. Thus, it was identified the environmental pressures, conducts and performance of the company in the last eleven years. Finally, this work presents the company´s strategic positioning, in the last eleven years, face to environmental questions. This strategic positioning is determined from the matrix that clusters companies depending on their environmental behavior and industry structure pressure according to Environmental-SCP. The analyzed company is a large scale textile firm in Ceará state that maintains an environmental management system certified according to ISO 14001 since 2001. The data were collected through document analysis and structured interviews with employees. The data were organized in electronic spreadsheets for qualitative and quantitative analysis. From this analysis, three stages of environmental strategy were identified in this period. The first stage management was unaware of environment-related pressures and merely adopted environmental conducts with the aim of acquiring obligatory environmental license. In the second stage, the perception of external though as yet unthreatening pressures led to the implementation of an environmental management system. In the third stage, as response to increased environmental pressures threatening the company´s competitiveness and in consideration to demands expressed by stakeholders, management adopted environmental conducts while making processes more efficient and created a competitive advantage. This study showed the company´s change from relative indifference to an environmentally responsible attitude harmonizing pollution prevention and increased process efficiency.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15516
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