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Title in Portuguese: A escolha dos supermercados pelos consumidores através do modelo do conjunto de consideração: uma investigação em Sobral-CE
Author: Teixeira, Ana Íris Tomás
Advisor(s): Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Keywords: Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Supermercados - Serviços ao cliente
Comércio varejista
Issue Date: 2006
Citation: TEIXEIRA, Ana Íris Tomás. A escolha dos supermercados pelos consumidores através do modelo do conjunto de consideração: uma investigação em Sobral-CE. 2006. 179 f. ; Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2006.
Abstract in Portuguese: Este trabalho teve como objetivo identificar o conjunto de consideração dos supermercados sobralenses, a partir do modelo proposto por Vieira e Mello (2004), bem como verificar os atributos responsáveis pela consideração e escolha dos referidos supermercados. Caracteriza-se, portanto, como um estudo do tipo exploratório – descritivo, apoiado em pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica abordou temas relativos ao comportamento do consumidor como seus processos de decisão, conjunto de consideração e o comportamento do consumidor no setor supermercadista brasileiro. A pesquisa documental serviu de base para a identificação e escolha do universo da pesquisa, que compreendeu os moradores dos bairros mais populosos de Sobral - CE, que realizavam suas compras principais nos supermercados da cidade. A pesquisa de campo aconteceu em duas etapas: a primeira para identificar os atributos mais importantes à consideração dos supermercados segundo o critério dos consumidores sobralenses; a segunda, com 200 decisores das compras, para conhecer seus comportamentos de escolha dos supermercados. A técnica de coleta de dados, em ambos os casos, foi a entrevista estruturada. Como instrumento de análise dos dados coletados utilizou-se o programa SPSS versão 10.0. Os resultados obtidos permitiram concluir que a formação do conjunto de consideração dos consumidores sobralenses não é um processo complexo, já que na maioria das vezes há apenas uma repetição da experiência de compra anterior. Também foi possível perceber que os consumidores sobralenses tendem a ser fiéis, considerando poucos supermercados. As marcas mais aceitas por tais consumidores foram os supermercados vindos de Fortaleza, e os atributos mais valorizados, tanto na etapa de consideração como de escolha, foram funcionais, caracterizando decisões racionais.
Abstract: This work has as objective to identify the set of consideration of Sobral’s supermarkets, from the model considered for Vieira and Mello (2004), as well as verifying the responsible attributes for the consideration and choice of the related supermarkets, characterizing itself, therefore, as a study of the explorer – descriptive type. Aiming at to the reach of the considered objectives, research had been carried through bibliographical, documentary and field research. The bibliographical research approached subjects related to the behavior of the consumer as its processes of decision, set of consideration and the behavior of the consumer in the Brazilian supermarket sector. The documentary research served as the base for the identification and choice of the universe of the research, that understood the inhabitants of the quarters most populous of Sobral, that carried through their main purchases in the supermarkets of the city. The field research happened in two stages: the first one; according to identify the attributes most important for the consideration of the supermarkets by the criterion of Sobral’s consumers, and second with 200 determiners of the purchases, to know its behaviors of choice of the supermarkets. The technique of collection of data, in both cases, was the structuralized interview. As instrument of analysis of the collected data, was used the program SPSS version 10.0. The gotten results had allowed to conclude that the formation of the set of consideration of the Sobral’s consumers is not a complex process, since most of the time it has only a repetition of the previous purchase experience. Also it was possible to perceive that the Sobral’s consumers tend to be faithful, considering few supermarkets. The brands most accepted for such consumers had been the supermarkets that came from Fortaleza, and the most valued attributes in such the stage of consideration as the stage of choice had been functional, characterizing rational decisions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15515
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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