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Title in Portuguese: Estratégias competitivas de marketing das empresas panificadoras de pequeno porte diante da concorrência: estudo de caso
Author: Capibaribe, Dulce Eleonora Moreira
Advisor(s): Barros Neto, José de Paula
Keywords: Marketing
Concorrência
Planejamento estratégico
Panificação
Micro e pequenas empresas
Issue Date: 2006
Citation: CAPIBARIBE, Dulce Eleonora Moreira. Estratégias competitivas de marketing das empresas panificadoras de pequeno porte diante da concorrência: estudo de caso. 2006. 191f. ; Dissertação (mestrado) - Universidade federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2006.
Abstract in Portuguese: A concorrência hoje se apresenta com múltiplas faces e têm persuadido todo tipo de organização a se preparar para o desconhecido. Ampliar sua capacidade de mudanças rápidas ou para tomar iniciativas criativas e eficazes se tornou imperativo. Diante disto, a escolha de estratégias e as tomadas de decisões podem implicar na sobrevivência destas empresas. Temos como objetivo propor estratégias de marketing a serem utilizadas por empresas panificadoras de pequeno porte, com a finalidade de obter vantagens competitivas. Enfatizamos também o estudo das estratégias adotadas pelas empresas em questão, a comparação das ações estratégicas destas com as teorias preconizadas pelos autores referenciados e a avaliação destas ações de acordo com o posicionamento de cada empresa. Os temas do referencial teórico que fundamentaram a pesquisa de campo junto aos empresários e gerentes das panificadoras estão associados às seguintes temáticas: estratégias e conceitos, vantagens competitivas, posicionamento estratégico e as estratégias de marketing. As características das empresas locais de panificação e o perfil do setor de panificação, também foram temas estudados para melhor embasamento sobre o assunto. As empresas pesquisadas são panificadoras tradicionais que representam grande importância econômica para a região onde estão instaladas. A pesquisa permitiu constatar o desconhecimento de técnicas de marketing. Verificou-se, também, que a competição entre as empresas do setor é bastante acirrada, e que as empresas que adotam as estratégias de marketing procuram fazê-lo visando vantagens competitivas. De forma geral, observou-se que o elevado crescimento da economia, torna obrigatória a mudança de comportamento estratégico das empresas o que sugere um aprofundamento destas questões.
Abstract: The competition today has many faces and it has persuaded all kinds of organizations to prepare for the unknown. To broaden your capacity for quick changes or come up with effective and creative initiatives became imperative. Therefore, the choice of strategy and the making of decisions can implicate in the survival of these companies. Our objective is to propose marketing strategies to be used by small bakeries, with a goal to obtain competitive advantages. We emphasize also the study of the strategies adopted by these companies, the comparison of these company’s strategic actions with the theories advocated by the referred authors and the evaluation of these actions in accordance with the company’s positioning. The themes of the theoretical referential that substantiated the field research along with the bakery’s businessmen and managers are associated to the following thematics: strategy and concepts, competitive advantages, strategic positioning and marketing strategy. The characteristics of the local bakeries and the profile of this sector were themes also studied for the better understanding on the subject. The researched companies are traditional bakeries and are of great economical importance for the region where they are installed. The research allowed us to confirm the unawareness of marketing. It was also verified, that the competition between companies of this sector is very aggressive, and that the companies which adopts marketing strategies do so with competitive advantages in mind. In a general way, it was observed that the elevated growth of the economy makes the changes in strategical behavior of the companies mandatory, which suggests a deeper look in to these questions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15513
metadata.dc.type: Dissertação
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