Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15465
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Narrativas do mundo do trabalho: a experiência no sindicato dos trabalhadores gráficos no Ceará
Autor(es): Bezerra, Tânia Serra Azul Machado
Palavras-chave: Formação;Sindicalismo;Luta de classes
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado. Narrativas do mundo do trabalho: a experiência no sindicato dos trabalhadores gráficos no Ceará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 30, v. 1, n. 55, p. 68-84, 2008.
Resumo: Neste escrito, analisamos narrativas do mundo do trabalho, reflexões de nossa pesquisa de doutoramento experienciada no Sindicato dos Trabalhadores Gráficos no Ceará, instituição que se apresenta como ponto de interseção entre teoria e práxis. Intencionamos discutir rumos político-ideológicos das organizações trabalhistas e seu papel formativo frente aos constantes (re)ajustes e ataques contemporâneos à classe trabalhadora. Metodologicamente, à luz do materialismo histórico e dialético, temos interesse peculiar em estabelecer uma interlocução das fontes diversas (orais e escritas) com a literatura de tradição marxista. A práxis investigada revela uma concepção de educação para além do espaço escolar que, em nossas hipóteses, cinge-se à ideia de uma subjetividade revolucionária: por meio de seus atos de resistência à ordem estabelecida, os trabalhadores em estudo buscam revolucionar usos e abusos do estranhamento e individualismo imposto pela lógica de Mercado Capitalista do século XXI.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15465
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_art_tsambezerra.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.