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Title in Portuguese: Valores pessoais e participação em projetos sociais, no contexto da responsabilidade social
Author: Firmeza, Júlia de Souza
Advisor(s): Ximenes, Verônica Morais
Keywords: Administração de pessoal
Valores Sociais
Responsabilidade social
Issue Date: 2007
Citation: FIRMEZA, Júlia de Souza. Valores pessoais e participação em projetos sociais, no contexto da responsabilidade social. 173 f. ; Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2007.
Abstract in Portuguese: Nos dias de hoje, cada vez mais aufere destaque o tema da responsabilidade social das organizações. Empresas consideradas cidadãs ou socialmente responsáveis, entre outras ações, estimulam o trabalho voluntário, incentivo este que pode variar do apoio informal para que as pessoas se dediquem ao voluntariado espontâneo fora do horário de trabalho até a criação de programas formais da empresa, nos quais os funcionários são convidados a participar, utilizando tempo da jornada normal de trabalho ou outros recursos organizacionais. A participação dos funcionários, contudo, ainda é reduzida, nos projetos sociais que as empresas desenvolvem. Compreendendo que os valores pessoais orientam e guiam o comportamento humano, esta pesquisa tem por objetivo verificar a relação entre os valores pessoais e a participação em projetos sociais, supondo que o comportamento de participação social está diretamente relacionado com valores coletivos e mistos. Para tanto, buscou, apoiado em autores como, Karkotli e Aragão e Melo Neto e Froes (no campo da responsabilidade social), Schwartz e Tamayo (no tem valores) e Bordenave e Arango (na temática participação) e mediante seus objetivos, primeiramente descrever os projetos sociais da empresa pesquisada, identificar o tipo e grau de participação de seus funcionários e identificar a prioridade axiológica dos participantes dos projetos sociais da empresa. A pesquisa foi de natureza quantitativa e qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. A investigação ocorreu por intermédio do estudo de caso em uma empresa de transporte urbano de passageiros que se destaca em responsabilidade social. Os resultados referentes ao primeiro objetivo específico evidenciam que a organização pesquisada, por meio de suas ações de responsabilidade social, faz-se espaço de participação social para seus funcionários. No que concerne à participação dos funcionários, os dados demonstram que a empresa ainda conta com reduzido número de participantes, embora tenham uma participação voluntária e consciente da contribuição nas questões sociais. Quanto aos valores pessoais relacionados à participação em projetos sociais, no grupo de sujeitos pesquisados, obteve-se como resultado a presença dos valores de interesses coletivos, como conformidade e benevolência, e o valor de universalismo, caracterizado por interesses individuais e coletivos.
Abstract: The theme social responsibility of organizations has had great projection nowadays. The companies that are considered socially responsible, among other actions, encourage voluntary work, encouragement that can vary from informal support, so that people can be volunteers out of timetable work; to the creation of formal programs of the company, in which the workers are invited to participate, using the normal time of working hours or other organizational resources. The workers’ participation, however, is still reduced in social projects that the companies develop. So, it is understandable that the personal values direct and guide the human behaviour and this research aims to verify the relation between personal values and the participation in social projects, supposing that the behavior of social participation is directly related to collective and mixed values. Thus, the research searched, supported by authors such as: Karkotli and Aragão and Melo Neto and Froes (in the social responsibility field) Schwartz and Tamayo (concerning to values) and Bordenave and Arango (in the participation theme) and through its objectives, first to describe the social projects of the company researched, then, to identify the type and level of participation of its workers and to identify also the axiological priority of the participants of the social projects of the company. The research was through quantitative and qualitative nature, and by exploratory and descriptive feature. The investigation occurred by means of a case study in a business as of city transportation as of passengers that is notable by its social responsibility. The results related to the first specific aim become evident that the researched organization, through its actions of social responsibility, gives spaces of social participation for its workers. Concerning the workers’ participation, the data show that the company still has a reduced number of participants, although, they have a voluntary and conscious participation of their contributions in social matters. As for personal values related to participation in social projects, in a group of researched subjects, it was got as a result, the presence of values of collective interests, such as, conformity and benevolence, and the value of universalism, characterized by individual and collective interests.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15420
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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