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Title in Portuguese: Fatores que levam os médicos a iniciar e manter relacionamentos com as cooperativas de crédito: estudo de caso - Unicred Fortaleza
Author: Pinto, Pedro Jorge Fernandes
Advisor(s): Murakami, Luiz Carlos
Keywords: Cooperativas de crédito
Marketing de relacionamento
Issue Date: 2007
Citation: PINTO, Pedro Jorge Fernandes. Fatores que levam os médicos a iniciar e manter relacionamentos com as cooperativas de crédito: estudo de caso - Unicred Fortaleza. 2007. 134 f. ; Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2007.
Abstract in Portuguese: Os elevados índices inflacionários que perduraram no Brasil na década de 1980, foram maléficos para diversos segmentos da sociedade, beneficiando poucos setores econômicos. Entre os segmentos que cresceram nessa conjuntura incomum, destacam-se as instituições financeiras, que focaram suas atividades na captação de recursos junto ao público e aplicação em títulos do Governo Federal, evitando realizar operações de empréstimos e financiamento para não correrem riscos. As políticas de maximizar ganhos na captação de recursos e evitar riscos nas operações de crédito levaram essas instituições a realizar elevados investimentos em soluções tecnológicas, com o objetivo de tornar ágeis as transferências de recursos, redução dos custos operacionais e de mão-de-obra. Como conseqüência, o contato com a clientela tornou-se impessoal. A visão de obter resultados por meio do conhecimento e valorização do cliente iniciou-se após a implantação do Plano Real e da redução dos índices de inflação e taxas de juros, que forçaram os bancos a buscar novos ganhos na intermediação financeira. Neste clima conturbado, surgiram as cooperativas de crédito, que atuam no segmento médico associadas ao Sistema Unicred, instituições que, nos últimos quinze anos, conquistaram espaços em nichos anteriormente exclusivos dos bancos comerciais e que atualmente abrange 129 cooperativas em todo o Brasil. Esta dissertação apresenta estudo realizado junto à Unicred Fortaleza, envolvendo seus cooperados e dirigentes, além dos dirigentes da Unicred Porto Alegre, Sudoeste Goiano, Sul Fluminense, Planalto Médio e Unicred São Carlos, que, a exemplo de Fortaleza, são atualmente as cooperativas integrantes do Sistema Unicred a atuar, exclusivamente, com o nicho que abrange os profissionais médicos e seus componentes familiares. O estudo identifica na perspectiva dos envolvidos: os motivos que levam os profissionais médicos a se tornarem cooperados e a manterem relacionamento financeiro com a Unicred Fortaleza, apesar da diversidade de opções de instituições financeiras existentes no mercado; a visão dos cooperados e dirigentes sobre os serviços ofertados por suas cooperativas; as principais ferramentas do marketing de relacionamento utilizadas na conquista e manutenção de cooperados; e destaca a ameaça da concorrência dos bancos sobre o nicho de mercado atendido pelas cooperativas integrantes do Sistema Unicred. O estudo contribui para revisão do conceito de que os médicos, em função da imagem de classe unida e corporativista, teriam um forte sentimento cooperativista, sendo este o principal impulsionador do crescimento do Sistema Unicred.
Abstract: The high inflationary indices that had lasted in Brazil in the 80’s, had been damaging, for several segments of the society, benefiting few economic sectors. Among those segments that had grown in this uncommon conjuncture, the financial institutions are distinguished, companies that focused their activities in terms of keeping public founds and application from federal government’s papers, avoiding to carry through operations of loans and financings, preventing to run in risk. The management used to maximize profits and to prevent risks took these institutions to carry through great investments in technological solutions and the main goal was to transform the processes of finance transferences into a very quick way and reduce the costs with salaries. As a consequence of this process the contact with clients became very impersonal. The view of knowing and evaluating the customers started right after the implantation of the Brazilian Real Plan was initiated after and beginning of the process of reduction of the inflation indices and taxes of interests. In this environment appeared the union corporations that work among doctors and belong to Unicred System, institutions that in last fifteen years comes conquering spaces in niches, that previously were exclusive for banks in commercial field and that encloses 129 cooperatives in Brazil. This paper presents an study about Unicred of Fortaleza, involving its controllers e cooperated clients, beyond the controllers of the Unicred Porto Alegre, Unicred of Southwestern Goias, Unicred of Southern Rio de Janeiro, Unicred Middle Plateaus and Unicred Saint Carlos, what are the only ones in Unicred’s System that work exclusively in the niche of doctors and their relatives. The work identify, in the perspective of the involved companies: the reasons from what doctors decided to belong to Unicred and maintain financial relationship with it, although all sort of financial institutions that can be found in the market; the view that they have of the services provided by their business; the importance of the main tools of marketing relationship used to conquer and maintain the associated partners and focus the risks of the competition of the banks over the niches in what the Unicred system what on. The study contributes in terms of making a review of the concept that doctors, in function of the image of a joined and cooperative class, have a strong cooperative feeling, being this the main booster of the growth of Unicred System.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15411
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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