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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Hilda Coutinho de-
dc.contributor.authorAbreu, Maria Rejane Maia Pinheiro de-
dc.date.accessioned2016-03-08T13:51:36Z-
dc.date.available2016-03-08T13:51:36Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationABREU, Maria Rejane Maia Pinheiro de. A visão do trabalho em autorizadores de um plano de saúde. 2007. 118 f. ; Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15372-
dc.description.abstractThis study it focused the vision of the work on the part of 4 (four) health plane workers of a private plan of located health in Fortaleza, in the Ceará. It was materialize through the qualitative method and of the technique of the structuralized interview. The citizens had been of the feminine sort, had ages between 30 and 36 years and worked have, at least, 1 year in the health plane workers function. Questions had been distinguished that if had repeated in the scope of the diversity of the gotten material, longing for to interpret them. The analysis of the visions of participants to the work was developed in agreement the critical model of the basic dimensions of the task of Hackman and Oldham (1976) and psychological states: the direction that a person finds in the exerted function, the feeling of responsibility, the interpersonal knowledge of its performance in the work and relations. The ideas of Antunes (2005, 2006) and Codo had contributed to understand the content of this study (1993, 2002) on the work. The discoveries of this research, that cannot be generalized, are enclosed in the final consideration. Its results had indicated that the vision of the work on the part of the health plane workers of a health plan presented incoherence with its moral values, without autonomy, with great which had psychic load to the conflicts, with low return, also financial, not recognized or valued by the organization, however challenging, stimulant to the learning, not routine and useful to the customers and the society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRelações trabalhistaspt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectServiços de Saúdept_BR
dc.titleA visão do trabalho em autorizadores de um plano de saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo focalizou a visão do trabalho por parte de 4 (quatro) autorizadores de um plano de saúde privado localizado em Fortaleza, no Ceará. Concretizou-se através do método qualitativo e da técnica da entrevista estruturada. Os sujeitos foram do gênero feminino, tinham idades entre 30 e 36 anos e trabalhavam há, pelo menos, 1 ano na função de autorizador. Destacaram-se questões que se repetiram no âmbito da diversidade do material obtido, almejando interpretá-las. A análise das visões dos participantes concernentes ao trabalho foi desenvolvida conforme o modelo das dimensões básicas da tarefa de Hackman e Oldham (1976) e os estados psicológicos críticos: o sentido que uma pessoa encontra na função exercida, o sentimento de esponsabilidade, o conhecimento de seu desempenho no trabalho e as relações interpessoais. Contribuíram para entender o conteúdo desse estudo as idéias de Antunes (2005, 2006) e Codo (1993, 2002) sobre o trabalho. As descobertas desta pesquisa, que não podem ser generalizadas, estão incluídas nas considerações finais. Conclui-se, que o trabalho do autorizador é um trabalho com repercussões emocionais, gerador de instabilidade em seus contatos, com baixa cooperação entre a equipe, causador de sentimentos de insegurança e medo, com baixa autonomia e alta carga de ritmo nas tarefas executadas. Os resultados indicaram que a visão do trabalho por parte dos autorizadores de um plano de saúde apresentou incoerência com seus valores morais, sem autonomia, com grande carga psíquica devido aos conflitos, com baixo retorno, inclusive financeiro, não reconhecido ou valorizado pela organização, porém desafiador, estimulante ao aprendizado, não rotineiro e útil aos clientes e a sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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