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Tipo: Dissertação
Título: O impacto da educação corporativa no desempenho de funcionários em uma instituição financeira
Título em inglês: The corporative education impact on the employee’s performance at a financial institution
Autor(es): Castelo Branco, Acassia Marília Honorato
Orientador: Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro
Palavras-chave: Educação Corporativa;Avaliação de Treinamento;Impacto do Treinamento no Trabalho;Variáveis intervenientes;Corporate Education;Assessment of Education;Impact of Training at Work;Variables players;Responsabilidade dos empregadores na educação – Fortaleza (CE);Bancários – Treinamento – Avaliação – Fortaleza (CE);Desempenho;Banco do Nordeste do Brasil
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: CASTELO BRANCO, Acassia Marília Honorato. O impacto da educação corporativa no desempenho de funcionários em uma instituição financeira. 2008. 152f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2008.
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar o impacto das ações de educação corporativa do Banco do Nordeste no desenvolvimento profissional e pessoal do funcionário, considerando os fatores intervenientes no processo. As dimensões investigadas foram: Impacto de Treinamento no Trabalho (nível três de Kirkpatrick) e Suporte à Transferência, compreendendo: 1) Suporte Material e 2) Suporte psicossocial. Para tanto foi realizado estudo de caso com análise qualitativo-longitudinal, antes do treinamento, e três meses após a sua conclusão. A amostra foi constituída pelos treinandos que participaram de um dos cursos de formação de gestores da instituição e as informações obtidas foram acrescidas das opiniões do seu respectivo gestor e de um par escolhido de acordo com a proximidade com o treinando. Ao fim constatou-se que o treinamento produziu resultados satisfatórios, sendo o principal fator interveniente da aplicação do aprendido a sobrecarga de trabalho. Como produto do estudo foi proposta escala de avaliação do nível “comportamento” de Kirkpatrick (1996) adequado às necessidade da instituição.
Abstract: This study aimed to analyze the impact of the corporate education actions of Banco do Nordeste at the professional and personal development of the employee, considering the factors involved in the process. The dimensions investigated were: Impact of Training at Work (Kirkpatrick level three) and Transferring Support, including: 1) Material Support and 2) Psychosocial Support. Because of this a case study was conducted with longitudinal qualitative analysis, carried out before the training and three months after its conclusion. The sample consisted in trainees who participated in one of the managers training courses of the institution and at the information obtained it was added the views of their managers and a pairs, chosen according to the proximity with the trainee. At the end it was noticed that the training produced satisfactory results, being the main factor involved the application of what was learned at the work. As a product of the study a scale for assessing the level "behavior" of Kirkpatrick (1996) was proposed, according to the needs of the institution.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1532
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