Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15239
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A atuação do pedagógico em espaços extraescolares: saberes e práticas
Autor(es): Maciel, Maria José Camelo
Carneiro, Isabel Magda Said Pierre
Palavras-chave: Pedagogia;Pedagogo;Espaços de atuação profissional e saberes;Pedagogy
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação e Debate
Citação: MACIEL, Maria José Camelo; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre. A atuação do pedagógico espaços extra escolares: saberes e práticas. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 28, V. 1, n. 51/52, p. 67-76, 2006.
Resumo: O presente artigo parte da análise das transformações que estão ocorrendo no mundo do trabalho e suas implicações para a atuação profissional do pedagogo, referendando que este profissional tem um importante papel social nas formas e nos meios da ação educativa que ocorre em diversos âmbitos sociais. Analisa também a questão da atuação do pedagogo em espaços não formal e formal não convencional, enfocando os saberes mobilizados na realização do trabalho pedagógico nesses espaços a partir de um estudo realizado em um hospital e em uma escola de ensino profissional, o qual revela que os saberes do pedagogo são plurais, interdisciplinares e provenientes de diferentes espaços sociais. Por conseguinte, conclui que os saberes construidos nos cursos de Pedagogia devem favorecer uma visão ampla das práticas pedagógicas, que são indissociáveis de uma consciência crítica sobre a educação e seu papel na sociedade, assim como, contribuir para que o pedagogo desenvolva os saberes necessários sobre os seus próprios saberes, ou seja, sobre o saber de seu trabalho, de sua profissão.
Abstract: The following article begins by the analysis of the changes occurring in the field of work and its implications towards the work of the pedagogue, assuring this professional an important social role in diverse ways and sources of educational actions that take place in diverse social fields. It analyses as well the matter of the pedagogue's work in non-formal and formal non-conventional institutions focusing on the knowledge used in the pedagogical work, in these places, beginning by a study done in a hospital and in a school of Professional Education which reveals that the pedagogue's knowledge is plural, interdisciplinary and originates in different social areas. It concludes that the knowledge built in Pedagogy courses should favor a broad view of the pedagogical practices, that it must be connected to a critical consciousness towards education and its role in society as well as they should contribute to the pedagogue's development of the necessary knowledge about his or her own knowledge, in other words, about the knowledge of his or her work and profession.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15239
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_mjcmacielimspcarneiro.pdf8,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.