Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15215
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Estratégias para melhorar a compreensão de leitura entre jovens e adultos em alfabetização |
Autor(es): | Dias, Maria da Graça Bompastor Borges Ferreira, Sandra Patrícia Ataíde |
Palavras-chave: | Leitura;Estratégias de compreensão;Educação de Jovens e Adultos |
Data do documento: | 2005 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. Estratégias para melhorar a compreensão de leitura entre jovens e adultos em alfabetização. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 27, v. 1, n. 49/50, p. 74-83, 2005. |
Resumo: | Objetivou-se verificar e comparar a eficácia de duas estratégias organizacionais (Experiência Pessoal e Imagem mental) para promover a compreensão de leitura entre alunos do Ensino Fundamental de jovens e adultos de escolas públicas. Participaram 30 alunos que, em uma primeira fase, foram avaliados e classificados com muita dificuldade de leitura, sendo distribuídos aleatoriamente em três grupos: um grupo controle (GI) e dois experimentais (GII e GIII). Posteriormente, o GII recebeu instrução para usar a estratégia de relacionar a Experiência Pessoal ao texto; e o GIII, para utilizar a estratégia da Imagem Mental. O GI (Controle) não recebeu treinamento, mas realizou as mesmas atividades que os grupos experimentais. Os resultados indicam um desempenho significativamente melhor do GII e GIII sobre o GI quanto às questões inferenciais, demonstrando a eficácia de ambas as estratégias organizacionais para favorecer a compreensão de leitura em adultos, alunos da Educação de Jovens e Adultos. |
Abstract: | The present study compared the efficiency of two organizational strategies (personal experience and mental imagery) on promoting reading comprehension among teenagers and adults from public middle schools. A total of 30 students were interviewed, they were submitted to a tust stage of the experiment where their reading abilities were tested and they were classified according to their reading deficiencies. Later they were randomly distributed in three groups: a control group (GI) and two experimental groups (GII and GIII). Students from the GII group received the instruction to make use of a strategy where they established relationships between their personal experience and the narrative; students from the GIII group were encouraged to make use of a mental imagery strategy; Students from the GI group didn't receive any training but they did al1the same tasks that students from GII and GIII. Results indicate that students from the experimental groups (GII and GIII) obtained a significant better result over the control group (GI) when answering inferential questions. These results indicate that both organizational strategies are in fact efficient, promoting a better reading comprehension among adults from EJA (education for adolescents and adults). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15215 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_art_mgbbdias.pdf | 7,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.