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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Lugar dos negros na educação – da transição do século XIX ao XX
Autor(es): Natividade, Daise Rosas da
Cunha Júnior, Henrique Antunes
Palavras-chave: Educação para negros no Brasil;Rio de Janeiro;Crianças e adolescentes negros;Séculos XIX e XX
Data do documento: 2003
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: NATIVIDADE, Daise Rosas da; CUNHA JÚNIOR, Henrique Antunes. Lugar dos negros na educação – da transição do século XIX ao XX. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 2, n. 46, p. 16-25, 2003.
Resumo: O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a educação brasileira ao longo do período que vai do final do século XIX aos inícios do século XX. Privilegia as políticas dirigidas a crianças e adolescentes, especialmente àquelas pertencentes ao grupo étnico negro na cidade do Rio de janeiro. A partir da análise de periódicos da época, leis promulgadas, iconografias e publicações de acadêmicos, desvela a relação do escravismo criminoso e do capitalismo racista neste processo.
Abstract: This work reflects upon Brazilian education during the period that goes from the 19th to the beginning of the 20th century. It stresses the politics directed to children and adolescents, especially those from black ethnic groups in the city of Rio de janeiro. The study is based on periodicals of that times, laws that were promulgated, and academic publications, and it shows the relationship between criminal slavery and racist capitalism.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15180
ISSN: (0102-1117) Impresso
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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