Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15177
Tipo: Dissertação
Título: João Cabral, um poeta-crítico: poiesis e crítica
Título em inglês: João Cabral, une poète-critique: poiesis et critique
Autor(es): Gomes, Rafaela de Abreu
Orientador: Silva, Odalice de Castro
Palavras-chave: Poésie réfléchissante;Composition poétique;Melo Neto, João Cabral de, 1920-1999 – Crítica e interpretação;Poesia concreta - Historia e critica;Poesia moderna - Historia e critica;Modernismo (Literatura)
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: GOMES, Rafaela de Abreu. João Cabral, um poeta-crítico: poiesis e crítica. 2015. 163f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: A poesia de João Cabral de Melo Neto (1920-1999) ensina ao leitor que é possível estabelecer e discutir relações entre o texto poético, a crítica literária e a realidade, de modo que o leitor possa, a partir dessas relações, encontrar novas possibilidades de enxergar o real. Desse modo, esta pesquisa é uma proposta que discute os entrecruzamentos da poesia cabralina com os processos de criação poética, com a escritura crítica e com as ligações feitas, pelo poeta, entre suas observações, experiências e memórias com a composição poética. Utilizamos uma metodologia comparatista, a partir do princípio da complexidade, segundo a perspectiva do pensador francês Edgar Morin (2011), para propormos, no primeiro capítulo, discussões acerca da formação intelectual e poética de João Cabral de Melo Neto. Incluímos sua ligação com seu lugar de nascimento, Pernambuco, com as vanguardas artísticas e com seus pares, no cenário da Literatura que se configurava à época em que o poeta deu os primeiros passos nos caminhos da poesia. No segundo capítulo, tratamos das análises que João Cabral fez, através de seus poemas, da vida no Brasil e de algumas questões ligadas às possíveis responsabilidades da poesia a esse respeito, segundo o ponto de vista do poeta. Além disso, nos detivemos na metalinguagem cabralina sob uma perspectiva mais abrangente, que inclui não apenas a palavra que trata de outras palavras, mas de linguagens de um modo geral, bem como nos voltamos para cinco ensaios críticos, escritos por João Cabral, fundamentais para a compreensão de sua obra e de seu posicionamento, enquanto poeta. No terceiro capítulo, voltamos nossos interesses para as relações entre João Cabral e o poeta, escritor e engenheiro Joaquim Cardozo (1897-1978), sob uma perspectiva crítica, com base nos poemas que João Cabral dedicou a Joaquim Cardozo, tendo em vista uma compreensão do caráter de poeta crítico de João Cabral de Melo Neto. Todas as referências e discussões teóricas, nesta pesquisa, têm o texto poético cabralino como ponto de partida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15177
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_ragomes.pdf4,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.