Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15169
Title in Portuguese: Mundialização e crise do capital – a relação dialética entre essência e fenômeno na constituição real do mundo do trabalho
Author: Arrais Neto, Enéas de Araújo
Keywords: Economia política
Trabalho e educação
Marxismo
Issue Date: 2003
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: ARRAIS NETO, Enéas de Araújo. Mundialização e crise do capital – a relação dialética entre essência e fenômeno na constituição real do mundo do trabalho. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 86-95, 2003.
Abstract in Portuguese: O presente artigo analisa os caminhos da expansão e reprodução do capital no âmbito mundial, em resposta à crise deflagrada a partir do final do século XX. Compreendidas, ora, como crise do modo de Regulação Fordista, ora, como crise do capital global, as teorias explicativas dos processos atuais não logram conectar suas análises numa concepção ampla. Coteja-se, neste trabalho, a teoria regulacionista com a análise marxista sistêmica, sugerindo que ambas desenvolvem certos pontos de análise que consideram prioritários, mas que findam por perder a perspectiva unitária da complexidade fenomênica da realidade. O texto aponta como conclusão para uma análise que busque superar a limitação parcial de cada enfoque, proporcionando o encontro da perspectiva fenomênica e culturalista da teoria da regulação com a observação do movimento de reprodução global do capital, como faz o marxismo sistêmico, seria melhor opção metodológica de análise para a economia política crítica, voltada para a fundamentação teórica da área de trabalho e educação.
Abstract: This paper presents an analysis of the global expansion and me systemic crises of capitalism in the last decade of me twentieth century. Considered as a crisis of the Mode of Social Regulation by some scholars, or as a systemic crisis by others, these partially explained theories have not been able to explain the processes involved in a comprehensive way that succeeds in connecting essence and phenomenon. This work puts together classical Marxism and the Regulation Theory as complimentary ways of analysis. It succeeds in composing a global approach that also gives a good methodological perspective for political economy in the area of work and education in present times.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15169
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: (0102-1117) Impresso
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_art_earraisneto.pdf10,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.