Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15168
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A ética como subjetivação
Autor(es): Domínguez, Héctor Hugo Palacio
Palavras-chave: Técnicas de subjetivação;Ética;Liberdade
Data do documento: 2003
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: DOMÍNGUEZ, Héctor Hugo Palacio. A ética como subjetivação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 25, v. 1, n. 45, p. 70-85, 2003.
Resumo: No prefácio a O uso dos prazeres, Foucault caracteriza a atitude que tinha a respeito de si mesmo como filósofo e a respeito das tradições filosóficas considerando-as como um ethos, uma maneira de ser filósofo. Sua obra não se desenvolve como uma teoria ou um sistema, ela direciona-se por seguidas tentativas de re-elaboração tentando "pensar de outra forma aquilo que já se pensava e de perceber aquilo que se tem feito de uma perspectiva diferente e sob uma luz mais clara". A relação consigo mesmo que se transluz em sua obra, teria, pois, a forma de um exercício pelo qual se chega a ser o que se é ao desprender-se de si mesmo. Aqueles cujo ethos se assimila a este desprendimento de si, diz Foucault, vivem em um "planeta diferente" daqueles que buscam um ponto fixo de certeza, um caminho autêntico ou uma decisão autêntica. É esta concepção de relação consigo mesmo, como ethos ou como maneira de ser filósofo, que está em jogo na tentativa de Foucault que aponta a reconsiderar as tradições que chamamos éticas.
Abstract: In the preface of the work "The Use of Pleasures", Foucault characterizes his own attitudes as a philosopher and his respect for philosophical traditions which he considers as an ethos, or a way of being a philosopher. His work doesn't develop as a theory or system, instead it makes several attempts at re-elaborating how to think in a different manner from that which one has thought of already but from a different perspective and from a clearer viewpoint. His own personal relationship which comes to light in his work will have therefore the form of an exercise at which he arrives at being what it means to be detached from oneself. Those whose ethos assimilates this detachment from self, says, Foucault, live "on a different planet" from those who try to find a fixed point of certitude, or an authentic way or decision. It is this manner of relating to oneself, as an ethos or way of being a philosopher, that is at stake in Foucault's efforts to reconsider the traditions we call ethical.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15168
ISSN: (0102-1117) Impresso
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_art_hhpdominguez.pdf12,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.