Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15114
Title in Portuguese: Os sentidos do passado ou o passado sentido: mecanismos da memória nos escritos de Padre Mendes Lira
Title: Memory strategies about the city of Sobral-CE in Father Mendes Lira’s writings
Author: Silva, Ana Carolina Rodrigues da
Advisor(s): Silva Filho, Antonio Luiz Macêdo e
Keywords: Memory
Archives
City
Lira, João Mendes, 1925-2005
Biografia de católicos
Sobral (CE) – História
Issue Date: 2015
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: Silva, A. C. R.; Silva Filho, A. L. M. (2015)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho pretende analisar as formas de representação de Sobral nos escritos de Padre João Mendes Lira (1925-2005). Lira escreveu de 1970 a 1988, produziu livros, lecionou em colégios e na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Intentamos problematizar a memória sobre a cidade e a forma como ela foi “traduzida” em sua escrita. Que posicionamento Lira escolheu diante das mudanças vividas na cidade? Entrecruzamos seu discurso com o de outros sujeitos que, assim como ele, publicavam as opiniões acerca da cidade no jornal local. Quais são as metáforas utilizadas sobre a urbe? Quais são os mecanismos de diferenciação de Sobral? Além disso, é relevante entender a definição de sobralense feita por Lira, que revela também os usos que as pessoas faziam da cidade na década de 1970. A missão do sacerdote consistia em alertar sobre a destruição e o abandono dos monumentos que faziam referência a um passado eleito como glorioso. No trabalho de Padre Lira podemos indicar também uma necessidade pedagógica que estava intimamente relacionada com a defesa desse passado. Portanto, havia também uma intenção mais peculiar que passava pela sensibilidade dos concidadãos, na tentativa de aguçar os sentidos dos mesmos para questões mais abstratas de amor pelo passado, permitindo um reforço dos laços com a terra natal. Para nosso estudo foi importante a análise do sujeito social, através da trajetória de vida de Padre Lira. A “escrita de si” não está desassociada do seu projeto memorialístico sobre a cidade e os sobralenses ilustres, o que permitiu inseri-lo em diversas instituições intelectuais. Para realizar o estudo utilizamos como fontes seus livros e textos publicados na coluna Nossa História do jornal Correio da Semana (1970-1982), além de outras matérias do mesmo periódico e relatórios urbanísticos de Sobral.
Description: SILVA, Ana Carolina Rodrigues da. Os sentidos do passado ou o passado sentido: mecanismos da memória nos escritos de Padre Mendes Lira. 2015. 217f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15114
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_acrsilva.pdf3,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.