Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15109
Tipo: Tese
Título: Mulheres negras, negras mulheres: ativismo na capital baiana – 1980-1991
Título em inglês: Black Women, Women Black: activism in the Bahia capital – 1980-1991
Autor(es): Santos, Ana Cristina Conceição
Orientador: Silva, Joselina da
Palavras-chave: Social movements;Organization;Black women;Ativistas políticas - Salvador (BA) - 1980-1991;Negras - Identidade racial - Salvador (BA) - 1980-1991;Movimentos sociais -Salvador (BA) - 1980-1991
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: SANTOS, Ana Cristina Conceição. Mulheres negras, negras mulheres: ativismo na capital baiana – 1980-1991. 2015. 185f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: A presente tese, intitulada Mulheres Negras, Negras Mulheres: ativismo na capital Baiana – 1980-1991, é o resultado da pesquisa junto ao Movimento de Mulheres Negras na cidade de Salvador (BA) com recorte temporal. O período escolhido deveu-se ao fato de ser a redemocratização do país, quando os movimentos sociais, em especial o movimento de mulheres negras, voltaram a ter visibilidade em suas ações. O objetivo principal foi estudar o movimento das mulheres negras em Salvador na década de 1980 e início dos anos de 1990 do século XX. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa com o propósito de interpretar os significados atribuídos por essas mulheres ao que se refere as opressões de raça-gênero-classe-sexualidade, de forma interseccional, e como vai se constituindo suas identidades no que concerne ser mulher negra ativista. Apresentamos como técnicas: entrevista semiestruturada com 6 ativistas soteropolitanas e 2 ativistas da cidade do Rio de janeiro, além de análise documental. Consideramos também os estudos desenvolvidos no campo da interseccionalidade, de modo a evidenciar que os marcadores identitários dessas mulheres as tornam mais vulneráveis e, ao mesmo tempo, as fortalecem enquanto coletivo, para o enfrentamento das opressões vivenciadas. Como resultado as entrevistadas comprovaram que há uma interseccionalidade nas sujeições que experimentam revelando que as histórias de vida da maioria das mulheres negras muito se assemelham ao que se refere a essas opressões, existe uma preocupação em empoderar outras mulheres negras; elas estavam atentas e atuantes aos acontecimentos em nível local e nacional e seus ativismos eram propositivos, ou seja, ultrapassavam o campo das denúncias indicando possibilidades para a construção de uma sociedade menos racista, machista, elitista e homofóbica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15109
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tese_accsantos.pdf5,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.