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dc.contributor.advisorReinaldo, Hugo Osvaldo Acosta-
dc.contributor.authorRocha, Davi de Castro-
dc.date.accessioned2016-02-02T12:30:02Z-
dc.date.available2016-02-02T12:30:02Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationROCHA, Davi de Castro. Impacto das dimensões culturais na confiança online: um estudo cross-cultural. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15077-
dc.description.abstractStudies suggest that online trust is fostered by the perception of its antecedents, such as the ability of the online seller, his demonstrations of benevolence, the security system of his website, the presence of seals from external regulators and the perception of the competence of the sales system. These predictors of online trust can be perceived differently among consumers of different countries, influenced by cultural values related to their country. It is proposed that cultural dimensions, specifically individualism versus collectivism and uncertainty avoidance, may, even indirectly, influence the development of trust between consumers and online retailers. Using theoretical framework of Hofstede (2001) and others scholars (JARVENPAA; TRACKTINSKY, 1999; LEE; TURBAN, 2001; CHOI; GEISTFELD, 2004; AN; KIM, 2008 among others), the survey was conducted in Fortaleza (Brazil) and Montreal (Canada), between 2011 Q3 and 2012 Q1. A survey was implemented using scales validated by previous researches. A descriptive data analysis was carried, as well as the assembly of a multiple linear regression model with online trust as the dependent variable. The results indicated rejection of assumptions about the appreciation of the Brazilian public by characteristics of benevolence from online vendors compared to the Canadian public, as well as rejection of assumption appreciation of Canadians on Brazilian relating to the perception of the competence of sales systems and guarantees verified by third parties in online stores. The results also suggested the statement of the assumptions made about the predilection of Canadians over the Brazilians in relation to the perception of the abilities of online retailers as well as the statement of the assumptions that Brazilian indicative attribute more importance to security of online systems, compared to the Canadian public. The study shows that culture affects the perception of consumers in collectivist and low uncertainty avoidance on the security system sales, while acting on the perception of consumer’s individualistic profile and low uncertainty avoidance in relation to individual abilities of online retailers.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectValores Sociaispt_BR
dc.titleImpacto das dimensões culturais na confiança online: um estudo cross-culturalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudos sugerem que a confiança online é fomentada pela percepção de antecedentes, como a habilidade do varejista online, demonstrações de benevolência, a segurança que o website demonstra ter, a presença de selos de órgãos reguladores externos e a competência técnica do sistema de vendas. Estes antecedentes podem ser percebidos de maneira diferenciada entre consumidores de diferentes países, influenciados pela cultura de cada país. Propõe-se que as dimensões culturais, em especial individualismo versus coletivismo e aversão à incerteza influenciam o desenvolvimento das relações de confiança entre consumidores e varejistas online. Pautado no referencial teórico de Hofstede (2001) e outros autores (JARVENPAA; TRACKTINSKY, 1999; LEE; TURBAN, 2001; CHOI; GEISTFELD, 2004; AN; KIM, 2008), a pesquisa foi realizada em Fortaleza (Brasil) e em Montreal (Canadá), entre 2011.2 e 2012.1. Utilizou-se questionários fechados com construtos provenientes dos estudos supracitados. Realizouse análise descritiva dos dados, bem como a montagem de um modelo de regressão linear múltiplo com a confiança online como variável dependente. Os resultados apontaram rejeição das pressuposições sobre a apreciação do público brasileiro por características de benevolência dos vendedores online em comparação com o público canadense, assim como rejeições da pressuposição de apreciação dos canadenses sobre os brasileiros relativos à percepção da competência técnica dos sistemas de vendas e das garantias aferidas por terceiros em lojas online. Os resultados sugeriram, ainda, a afirmação dos pressupostos feitos acerca da predileção dos canadenses sobre os brasileiros em relação à percepção das habilidades do varejista online, assim como a afirmação dos pressupostos de que brasileiros atribuem maior importância à indicativos de segurança dos sistemas online, em comparação com o público canadense. O estudo propõe que a cultura afeta a percepção de consumidores coletivistas e aversos a incertezas acerca da segurança do sistema de vendas, enquanto age sobre a percepção de consumidores individualistas e com baixa aversão à incerteza em relação às habilidades individuais de varejistas online.pt_BR
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