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Tipo: Dissertação
Título: Dimensões de inovações organizacionais e sociais no processo de certificação fair trade: o caso da Casa Apis
Autor(es): Ferreira, Johnny Herberthy Martins
Orientador: Silva Filho, José Carlos Lázaro da
Palavras-chave: Desenvolvimento organizacional;Apicultura
Data do documento: 2012
Citação: FERREIRA, Johnny Herberthy Martins. Dimensões de inovações organizacionais e sociais no processo de certificação fair trade: o caso da Casa Apis. 2012. 104 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2012.
Resumo: A exclusão de pequenos produtores do mercado global caracteriza-se como um dos principais obstáculos para o desenvolvimento da parte da sociedade menos favorecidas. Com isso, pequenos produtores, associados em cooperativas, estão buscando novos mercados e promovendo a inserção dos produtos provenientes da agricultura familiar no mercado internacional através do fair trade (comércio justo). Para tanto, o desenvolvimento de inovações organizacionais e sociais tornam-se uma alternativa para suplantar parte deste desafio. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é o de analisar as dimensões de inovações organizacionais e sociais no processo de certificação fair trade em uma central de cooperativas apícolas do nordeste brasileiro. A pesquisa de natureza qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso junto a uma Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro - Casa Apis - constituída por oito cooperativas associadas. O referencial teórico discorre sobre inovações organizacionais, inovações sociais e certificação fair trade. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e de anotações no diário de campo. Já os dados secundários foram coletados via documentos, artigos, dissertações e web sites. A análise dos dados foi feita de acordo com o referencial teórico do presente estudo e com a utilização da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1995) e a triangulação de diferentes fontes de evidências (YIN, 2005). Os resultados tiveram como base as exigências da FLO (Fairtrade Labelling Organizations International) no processo de certificação fair trade e evidenciaram as dimensões de inovação organizacional descritas nas vertentes de Lam (2004) e as dimensões de inovação social descritas no modelo desenvolvido pelo CRISES (Centre de Recherche sur les innovations Sociales) do Canadá. As dimensões para análise da inovação organizacional foram a "estrutura organizacional", "o processo de aprendizagem e de criação de conhecimento" e "mudanças organizacionais e adaptação". Em relação a inovação social, as dimensões analisadas foram as inovações sociais "territoriais", as inovações sociais nas "relações de trabalho e na geração de emprego" e as inovações sociais nas "condições de vida". A baixa formalização documental das cooperativas, produtores com pouco conhecimento sobre fair trade, descumprimento de normas estatutárias e pouco recurso financeiro foram alguns dos obstáculos e barreiras identificados no processo de certificação fair trade. Dentre alguns dos aspectos identificados na análise das dimensões da inovação organizacional são destaques: a organização da base produtiva, a parceria de diversas instituições de apoio e o desenvolvimento do processo para exportação do mel fair trade. O mel fair trade com um preço mínimo com garantia de um preço justo aos apicultores, o prêmio fair trade e as redes de apoio foram os aspectos mais relatados nas dimensões da inovação social.
Abstract: The exclusion of small producers in the global market is characterized as a major obstacle to the development of the underprivileged section of society. As a result, small producers, associated in cooperatives are seeking new markets and promoting the inclusion of products from family agricultural in the international market through fair trade (fair trade). Therefore, the development of social and organizational innovations become part of an alternative to overcome this challenge. Thus, the aim of this study is to analyze the dimensions of social and organizational innovations in the certification process in a fair trade cooperative central bee in northeastern Brazil. The qualitative research was conducted through a case study along with a Central Cooperative Apicultural the Brazilian Semiarid - Home Apis - consisting of eight member cooperatives. The theoretical discourses on organizational innovations, social innovations and fair trade certification. Primary data was collected through semi-structured interviews and diaries entries field. Since the secondary data were collected via documents, articles, dissertations and web sites. Data analysis was performed according to the theoretical framework of this study and the use of the technique of content analysis (BARDIN, 1995) and triangulation of different sources of evidence (YIN, 2005). The results were based on the requirements of FLO (Fairtrade Labelling Organizations International) on fair trade certification process and showed the dimensions of organizational innovation in the areas described by Lam (2004) and the dimensions of social innovation described in the model developed by CRISES (Centre de Recherche sur les innovations sociales) of Canada. The dimensions for the analysis of organizational innovation were the "organizational structure", "the process of learning and knowledge creation" and "organizational change and adaptation." Regarding social innovation, the dimensions analyzed were the social innovations "territorial", the social innovations in "labor relations and employment generation" and social innovations in "conditions of life". The low formalization documentary cooperatives, producers with little knowledge about fair trade, non-compliance with statutory and little financial resources were some of the obstacles and barriers identified in the fair trade certification process. Among some of the issues identified in the analysis of the dimensions of organizational innovation are featured: the organization of the production base, the partnership of various institutions to support and process development for export of honey fair trade. The fair trade honey with a minimum price guaranteed a fair price to beekeepers, the award fair trade and support networks were the most reported in the dimensions of social innovation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15062
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