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Tipo: Dissertação
Título: Estratégias empresariais do setor de energia eólica no Brasil diante dos desafios das mudanças climáticas
Autor(es): Siebra, Alexandra Alencar
Orientador: Santos, Sandra Maria dos
Palavras-chave: Energia eólica - Brasil;Planejamento empresarial;Mudanças climáticas
Data do documento: 2012
Citação: SIEBRA, Alexandra Alencar. Estratégias empresariais do setor de energia eólica no Brasil diante dos desafios das mudanças climáticas. 2012. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2012.
Resumo: A atuação produtiva das empresas provoca degradação ambiental, agravada pelo crescimento da demanda por energia e da dependência global dos recursos não-renováveis. Um dos mais sérios impactos envolve as mudanças climáticas devido às emissões de gases de efeito estufa, que afetam todas as empresas, inclusive as do setor eólico, direta ou indiretamente. As empresas respondem estrategicamente de forma diferenciada dependendo do grau em que são afetadas e do mercado em que atuam. O trabalho analisa a influência dos stakeholders e dos fatores políticos, tecnológicos e ambientais nas estratégias dos produtores de energia eólica do Brasil e de seus fornecedores, assim como as principais práticas adotadas por essas empresas em resposta aos desafios impostos pelas mudanças climáticas. Metodologicamente, optou-se pela realização de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa de campo realizou-se um estudo exploratório, de natureza qualitativa, com a aplicação de entrevistas voltadas a identificar os fatores determinantes que influenciam as estratégias do setor eólico no estado do Ceará. Após, aplicou-se um questionário, de natureza quantitativa, junto às produtoras de energia eólica do Brasil e fornecedores. Os resultados sugerem que os fatores que mais influenciam as estratégias empresariais dessas produtoras e seus fornecedores são os políticos, com ênfase nos leilões de energia promovidos pela ANEEL, por meio dos quais são atingidos preços mais competitivos no mercado de energia. O stakeholder de maior influência é o acionista, e essa influência indica sua força coercitiva nas decisões estratégicas das produtoras de energia eólica do Brasil e dos fornecedores. A prática empresarial sugerida como a mais adotada foi a de inovação, e o resultado demonstra que, na busca da mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, as empresas podem vir a estimular o desenvolvimento de processos mais limpos e sustentáveis, além de reduzir os custos relacionados aos seus processos. A adoção de práticas empresariais com o intuito de mitigar ou compensar os efeitos das mudanças climáticas depende da influência de fatores externos. A pressão e influência dos stakeholders são de grande importância para que o setor de energias renováveis como o da energia eólica se consolide no planejamento energético mundial. Na última década os empreendimentos eólicos brasileiros receberam maior número de incentivos fiscais e investimentos em tecnologia. Nesse contexto, o estado do Ceará objetiva, com suas ações, aumentar a competitividade nesse segmento e oferecer uma alternativa viável para minimizar os impactos ambientais decorrentes das mudanças climáticas.
Abstract: The productive operation of companies causes environmental degradation, worsened by the increasing energy demand and global dependency of non-renewable resources. One of the most serious impacts involves climate change due to emissions of greenhouse gases, which affect all the companies, including the wind sector, directly or indirectly. Companies strategically respond differently depending on how they are affected and the market they serve. This work analyzes the influence of stakeholders and political, technological and environmental factors in the strategies of brazilian wind energy producers and their suppliers, as well as the key practices used by these companies in response to challenges posed by climate change. Methodologically, it was opted to carry out bibliographic, documental and field search. In the field research was conducted an exploratory study, qualitative, with the application of interviews aimed to identify the determining factors that influence the strategies of wind power sector in the state of Ceará. Then was applied a quantitative questionnaire to brazilian wind energy producers and their suppliers. The results suggest that the factors of most influence in the business strategies of brazilian wind energy producers and their suppliers are the politicians, with emphasis on energy auctions promoted by ANEEL, through which are achieved most competitive prices in energy market. The most influential stakeholder is the shareholder, and this influence indicates the coercive power of the shareholders in the strategic decisions of brazilian wind energy producers and their suppliers. The results indicate that the business practice more widely adopted was the innovation, and the result showed that in the pursuit for mitigating the effects of climate change the companies are likely to stimulate the development of cleaner and sustainable processes, and reduce costs related to their processes, and therefore obtain competitive advantage. The adoption of business practices in order to mitigate or compensate the effects of climate change depends on the influence of external factors. The pressure and influence of stakeholders have great importance for the sector of renewable energies like wind power be consolidated in the world energy planning. In the last decade, brazilian wind power projects received more tax incentives and technology investments. In the context, the state of Ceará aims with their actions to increase their competitiveness in this segment and offer a viable alternative to minimize the environmental impacts of climate change.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15050
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