Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14895
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O gás radônio e suas implicações para a saúde pública
Autor(es): Petta, R. A.
Campos, T. F. C.
Palavras-chave: Radônio;Radioatividade Natural
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Geologia
Citação: PETTA, R. A.; CAMPOS, T. F. C.; (2013).
Resumo: Os seres humanos e seu ambiente têm sido expostos à radiação proveniente de fontes naturais e artificiais. Na natureza a exposição ocorre através de isótopos radioativos geogênicos presentes em minerais e rochas, raios cósmicos, etc., e nos materiais antropogênicos através de dejetos e usinas, artefatos nucleares em geral, aparelho de raios-X, etc. A radioatividade pode provocar o desenvolvimento de tumores, leucemia, indução às mutações genéticas (mutagênese), malformações fetais, destruição de tecidos vivos, de glândulas e de órgãos do sistema reprodutivo. Neste artigo apresentamos uma revisão dos conceitos e avaliações referentes a este assunto, visando suprir as informações àqueles ainda não familiarizados ao tema, ao mesmo tempo em que possamos introduzir esclarecimentos a pesquisadores de áreas conexas, mas que não se dedicam ainda a esta linha de pesquisa.
Descrição: PETTA, R. A.; CAMPOS, T. F. C. O gás radônio e suas implicações para a saúde pública. Revista de Geologia, Fortaleza, v.26, n.2, 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14895
ISSN: 0103-2410
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGL - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_rapetta_2013.pdf722,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.