Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14822
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Lugares de memória: a herança Asteca para a construção da identidade mexicana
Autor(es): Batista, Eliézer Moreira
Porto, Tiago Cavalcante
Palavras-chave: Memória;Lugares de Memória;Identidade;Astecas;México
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1566/1418
Citação: BATISTA, Eliézer Moreira; PORTO, Tiago Cavalcante. Lugares de memória: a herança Asteca para a construção da identidade mexicana . Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.3, n.1 p. 1-13, 2007. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1566/1418>. Acesso em: 25 nov. 2015
Resumo: Aqui nós discutiremos como em dois momentos, alguns símbolos e elementos da Cultura Asteca foram elevados e utilizados como sendo Lugares de Memória, na tentativa de construção de uma identidade mexicana, baseando-nos na discussão proposta por Pierre Nora sobre como surgem e o que eles representam para uma sociedade. Analisaremos como se deu essa apropriação a partir do ponto de vista de dois extratos sociais, a elite criolla e os indígenas mexicanos. O primeiro momento é o processo de independência do México (1822) e o segundo é a Revolução Mexicana de (1910). Procuraremos problematizar nesse artigo como nesses dois processos os lugares, os objetos e a memória asteca foram apropriados, transformando-se em lugares de memória, utilizados como símbolo da construção de uma identidade nacional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14822
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_embatista.pdf141,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.