Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14810
Title in Portuguese: Estratégias de compreensão leitora por alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas de Fortaleza
Title: Stratégies de compréhension lecteur pour les étudiants 5 au 8-niveleuses des écoles publiques à Fortaleza
Author: Almeida Júnior, Antenor Teixeira de
Advisor(s): Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva de
Keywords: Stratégies de compréhension
Éducation
Compreensão na leitura – Fortaleza(CE)
Inferência(Lógica)
Leitores – Reação crítica – Fortaleza(CE)
Estudantes do ensino fundamental – Fortaleza(CE)
Issue Date: 2002
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: Almeida Júnior, A. T.; Macedo, A. C. P. S. (2002)
Abstract in Portuguese: Este trabalho identifica as estratégias de compreensão mais utilizadas por alunos de 5a. e 8a. séries de ensino fundamental de escola pública a partir da análise de 120 testes cloze e 20 protocolos verbais. 25 alunos da 5a. série e 25 alunos da 8a. série foram solicitados a lacunar os testes cloze padrão e após a verificação do nível de compreensão leitora dos alunos foram escolhidos 20 alunos para etapa de auto-observação de introspecção imediata e dos protocolos verbais. Os resultados obtidos foram analisados de acordo com modelo estratégico de processamento do texto de Kintsch e van Dijk (1983), procurando quantificar dois tipos de estratégias cognitivas propostas pelos autores: estratégias de coerência local e estratégias globais. A primeira foi investigada a nível da microestrutura, portanto ao nível da palavra, da frase, ou seja, do ponto de vista sintático-semânticos e a segunda a nível da macroestrutura em que o aluno recorre ao seu conhecimento de mundo e textual. Outro aspecto analisado no presente trabalho foi o nível de leitura dos alunos e se houve uma crescimento qualitativo tanto nas habilidades lingüísticas quanto no emprego das estratégias de uso do conhecimento, ou seja, locais e globais entre alunos de 5a. e 8a. série. Três hipóteses são testadas: a primeira de que os alunos de escola pública utilizam mais estratégias locais do que globais; a segunda que a dificuldade de lidar com os itens lexicais, relacionais e textuais, no teste cloze, está diretamente ligada à pouca habilidade de fazer inferências a partir de pistas presentes no texto; a terceira é que não ocorre diferenças significativas entre os alunos da 5a. e 8a. séries quanto ao nivel de compreensão leitora. Durante a análise dos dados, evidenciamos que realmente as estratégias locais são mais usadas, já que o maior índice de acertos no teste cloze foi de itens gramaticais (preposições, advérbios, conjunções, pronomes, etc.), ou seja, itens com pouca carga informacional, enquanto itens lexicais e de organização textual que exigem um maior conhecimento lingüístico e de mundo, foram pouco identificados. Estes itens possibilitam ao leitor um afastamento da microestrutura, pois devido à carga informacional dos mesmos todos os elementos proposicionais de caráter exclusivamente local que não sejam necessários para a compreensão global do texto são apagados (delection), já que eles operam preferencialmente com estratégias globais a partir de inferências pragmáticas. Tais estratégias cognitivas constituem operações mentais de redução e (re)organização semântica que possibilitam ao leitor lidar de forma seletiva e global com grande quantidade de informações de um texto-base.
Description: ALMEIDA JÚNIOR, Antenor Teixeira de. Estratégias de compreensão leitora por alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas de Fortaleza. 2002. 130f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2002.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14810
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2002_dis_atajunior.pdf1,32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.