Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14746
Title in Portuguese: Impactos ambientais da extração de areia no canal ativo do Rio Canindé, Paramoti, Ceará
Author: Nobre Filho, Pedro Aguiar
Sabadia, José Antonio Beltrão
Duarte, Cynthia Romariz
Magini, Christiano
Nogueira Neto, José de Araújo
Silva Filho, Wellington Ferreira da
Keywords: Mineração
Impactos ambientais
Check list
Issue Date: 2011
Publisher: http://www.repositorio.ufc.br/retrieve/29541/art_panfilho_2011.pdf
Citation: NOBRE FILHO, P. A; SABADIA, J. A. B.; DUARTE, C. R.; MAGINI, C; NOGUEIRA NETO, J. A; SILVA FILHO, W. F.(2011).
Abstract in Portuguese: O presente estudo foi realizado em uma área de 69,22 hectares, onde ocorre a lavra de areia grossa ao longo do canal ativo do rio Canindé, na localidade denominada Fazenda Tigre no município de Paramoti, estado do Ceará. A extração ocorre de forma ininterrupta desde os anos 70 e, a partir dos últimos anos, vem sendo incrementada em função da maior demanda por materiais para a construção civil por parte da Região Metropolitana de Fortaleza. O jazimento, limitado por uma poligonal de 30 lados, tem 6.940m de perímetro e foi devidamente cubado, resultando em reservas medida (739.374m3), inferida (591.499m3) e total (1.330.873m3) e teve seu material amostrado e caracterizado com um agregado de boa qualidade para uso na construção civil (de acordo com as normas ABNT). Os impactos ambientais decorrentes da lavra foram criteriosamente identificados e valorados, tomando-se como base a mensuração de seu caráter, sua magnitude e duração das ações, tanto na área de influência direta do empreendimento quanto em seu entorno, utilizandose a listagem de controle (check list). Desta forma objetivou-se retratar o correto e adequado diagnóstico dos impactos ambientais identificados e/ou previsíveis provocados pela atividade gerada na área do estudo, sendo aplicados parâmetros e correspondentes atributos quanto ao caráter do impacto, com seu efeito negativo ou positivo, sua magnitude, que varia de pequena, média e grande intensidade e a sua duração, que pode ser curta, média e de longa. A extração de areia aqui analisada proporciona impactos de caráter adverso em 64,4% dos casos, sendo, entretanto de pequena magnitude e de média duração, porém representa uma atividade de relevante importância sócio-econômica, pela geração de emprego e renda, direta e indiretamente.
Description: NOBRE FILHO, Pedro Aguiar; SABADIA, José Antonio Beltrão; DUARTE, Cynthia Romariz; et al. Impactos ambientais da extração de areia no canal ativo do Rio Canindé, Paramoti, Ceará. Revista de Geologia, Fortaleza, v.24, n.1 (2011). Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/retrieve/29541/art_panfilho_2011.pdf Acesso em: 14 jan. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14746
metadata.dc.type: Artigo
ISSN: 0103-2410
Appears in Collections:DGL - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_panfilho_2011.pdf479,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.