Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14744
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática
Autor(es): Saboia, Fátima
Palavras-chave: Prática Pedagógica;Professoras;Salas de pré-escola
Data do documento: 2002
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: Saboia, F. (2002)
Resumo: O presente texto apresenta algumas constatações resultantes de uma pesquisa sobre a prática pedagógica de professoras de salas de pré-escolas municipais de Fortaleza. Tal pesquisa objetivou analisar como essas professoras desenvolvem seu trabalho, a que concepções recorrem e que apoios recebem para concretizar seu lazer em sala de aula. Utilizou um estudo de caso como opção metodológica e centrou a atenção em uma turma e uma professora de pré-escola em uma escola da rede municipal. As análises dos dados revelaram que a professora desenvolve uma prática cuja rotina é marcada pela transmissão oral e repetitiva dos conteúdos, pela ausência de trocas afetivas e cognitivas e pela falta dos apoios perspectivados. Essa situação é resultante da falta de um real compromisso com a educação da criança no âmbito dessa Prefeitura.
Abstract: This study presents the results of research into teachers pedagogical practices in pre-school classrooms in Fortaleza. The research aimed at analyzing how teachers develop their practices, which theoretical framework lies behind them, and what support they receive. This case study used the methodological approach to research and focused on one classroom and one specific teacher in the municipality. The analysis shows that the at teacher practice is characterized by oral transmission which is repeated several times, by the lack of affective and cognitive exchanges, and by the fact that the municipality gives little support to pre-school education.
Descrição: SABOIA, Fátima. Salas de pré-escolas no município de Fortaleza: a professora e sua prática. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 1, n. 43, p. 61-68, 2002.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14744
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_fsaboia.pdf6,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.