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Tipo: Dissertação
Título: Personalização da representação política: um estudo sobre as estratégias de comunicação dos deputados Marco Feliciano e Jean Wyllys no twitter
Título em inglês: Personalization of political representation: a study on the communication strategies of the deputies Marco Feliciano and Jean Wyllys on Twitter
Autor(es): Silva, Fernando Wisse Oliveira
Orientador: Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida
Palavras-chave: Twitter (Rede social on-line);Marketing político - Brasil;Mídia digital - Aspectos políticos;Comunicação na política - Inovações tecnológicas;Internet – Aspectos políticos;Politics personalization
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: SILVA, Fernando Wisse Oliveira. Personalização da representação política: um estudo sobre as estratégias de comunicação dos deputados Marco Feliciano e Jean Wyllys no twitter. 2015. 283 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir a personalização da política por parte dos representantes ao longo do mandato. Analisa-se como a utilização de media digitais tem participação nesse fenômeno. Explora-se como agentes do campo acabam se apropriando dessas redes digitais para aumentar sua visibilidade, através da promoção da própria imagem, a fim de influenciar favoravelmente a opinião pública. Esses meios são frequentemente encarados com o potencial de aproximar a política dos cidadãos, aumentando o engajamento da esfera civil. Examinando os perfis pessoais de dois deputados federais no Twitter – Marco Feliciano (PSC-SP) e Jean Wyllys (PSOL-RJ) –, busca-se estudar o uso ―personalizado‖ dos media digitais por estes agentes políticos. Para isso, foram coletados e estudados os tweets publicados nos meses de setembro, outubro e novembro de 2013, a fim de contemplar os perfis dos dois parlamentares de maneira mais contínua, sem se restringir a um acontecimento específico, enfatizando-se os perfis dos diálogos travados entre os parlamentares e os usuários. Para classificação dos tweets, utilizou-se análise de conteúdo das mensagens na tentativa de dimensionar a gestão de imagem dos deputados a partir do que foi publicado em seus perfis. A análise das mensagens revelou uma composição de uma imagem pública de dois deputados bastante integrados com as novas tecnologias e que, pelo menos na aparência, estão dispostos a manter um diálogo direto com os cidadãos. Ao gerenciarem suas imagens públicas, têm-se principalmente os deputados falando sobre as posições detidas e realizações pessoais, ligando, por vezes, a várias remodelações e compromissos que ocorrem no seu cotidiano. Portanto, trata-se de uma informação pessoal, mas de natureza profissional e não oferece a seus seguidores um senso do processo político interno para a tomada de certas decisões. Porém, é inegável que a utilização de ferramentas digitais aproxima representantes e representados e, por consequência, também aproxima o discurso político da sociedade, ainda que as trocas sejam limitadas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14621
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