Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14620
Title in Portuguese: Comunicação comunitária como articulação hegemônica na mídia convencional: um estudo de caso do Parceiros do RJ
Title: Community communication as joint hegemony in the mainstream media: a case study of RJ Partners
Author: Magalhães, Caio César Mota
Advisor(s): Nunes, Márcia Vidal
Keywords: Hegemonia
Telejornalismo
Communication
Hegemony
Issue Date: 2015
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: Magalhães, C. C. M.; Nunes, M. V. (2015)
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem o objetivo de investigar o projeto Parceiros do RJ, quadro do telejornal RJTV, da TV Globo do Rio de Janeiro. Iniciado em 2011, o projeto selecionou uma turma de 18 moradores de nove áreas da cidade do Rio de Janeiro para que estas pessoas pudessem mostrar a realidade onde vivem. Essa prática é denominada “comunitária” pela emissora, mas abre espaço para questionamentos acerca da apropriação do termo. Estudamos a formação desse modelo de comunicação, investigando se a apropriação pela Rede Globo de uma prática de comunicação que se autodenomina comunitária poderia conferir à emissora hegemonia junto a comunidades do Rio, garantindo-lhe maior legitimidade política e, portanto, maior relevância social e ampliação do seu valor junto à sociedade. Essa legitimidade é trabalhada a partir do conceito de hegemonia em Gramsci, numa reconstituição da história da TV Globo, em paralelo com sua aproximação com as comunidades, nos conceitos de comunidade e comunicação comunitária. Trazemos ainda a perspectiva do civic journalism, modelo de jornalismo implementado a partir da década de 1980 nos Estados Unidos, que vem sendo importado para o Brasil e, em muito, confunde-se como gênero jornalístico de serviço. A pesquisa tem base na análise de conteúdo das veiculações do mês de junho de 2013, que engloba a segunda edição do Parceiros do RJ, e de uma pesquisa de campo realizada com o acompanhamento de um dia de apuração e reunião de pauta, além de entrevistas com alguns dos jovens participantes do Parceiros do RJ e jornalistas responsáveis.
Description: MAGALHÃES, Caio César Mota. Comunicação comunitária como articulação hegemônica na mídia convencional: um estudo de caso do Parceiros do RJ. 2015. 145f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14620
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_dis_ccmmagalhaes.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.