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Tipo: Tese
Título: Efeito do círculo de cultura na adesão ao tratamento e no letramento em saúde de idosos hipertensos
Autor(es): Machado, Ana Larissa Gomes
Orientador: Vieira, Neiva Francenely Cunha
Palavras-chave: Saúde do Idoso;Educação em Saúde;Hipertensão;Alfabetização em Saúde
Data do documento: 2015
Citação: MACHADO, A. L. G. Efeito do círculo de cultura na adesão ao tratamento e no letramento em saúde de idosos hipertensos.2015. 137 f. Tese (Doutorado em Enfermagem)- Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) apresenta-se como um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo por sua alta prevalência e baixas taxas de controle, principalmente na população idosa. Dessa forma, é precípuo desenvolver intervenções educativas que ampliem a participação do idoso hip ertenso no processo de cuidado para melhorar sua adesão ao tratamento. Objetivou - se analisar o Círculo de Cultura como promotor do letramento em saúde e adesão terapêutica em idosos com hipertensão. Estudo quase - experimental, realizado com dois grupos: Gru po Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC), com realização de pré - teste e pós - teste. O estudo foi realizado em duas unidades de atenção primária à saúde, no período de janeiro de 2014 a janeiro de 2015, na cidade de Picos - PI. A amostra inicial foi composta por 145 idosos, 73 no GI e 72 no GC, porém devido às perdas, concluíram o estudo 118 idosos, sendo 58 do GI e 60 GC. Para coleta de dados foram utilizados o Questionário de Adesão ao tratamento da HAS (QATHAS) e o instrumento de avaliação do Letramento em Saúde (LS). A intervenção consistiu na realização de quatro Círculos de Cultura, os quais foram conduzidos na unidade básica de saúde com a participação de 60 idosos do GI. Cada Círculo foi desenvolvido em cinco fases interdependentes: acolhimento, express ão, problematização, síntese e avaliação . Os aspectos éticos da resolução 466/12 foram respeitados em todas as fases do estudo. Os idosos tinham, em média, 70,3 (± 7,7) anos de idade e renda de 1577,7 ( ± 2365,1) reais. Predominou na amostra o sexo feminino , raça parda e casados . Após os Círculos de Cultura no GI, verificou - se mudança de nível na escala de adesão ao tratamento da HAS, expressa pelo aumento do percentual de idosos no nível 100, que passou de 27,6% para 41,4%. Além disso, constatou - se diferença significativa na média de pontuação atingida pelo s idosos ao responder o QATHAS depois do Círculo de Cultura. Quanto aos níveis de LS, o nível conceitual foi prevalente nos dois grupos antes e depois dos Círculos. O desemp enho do GI apresentou melhora nos níveis funcional e empoderamento após as intervenções, mas ao comparar os grupos, o GI apresentou melhor resultado que o GC apenas no nível conceitual no período pós - intervenção. Os aspectos das dimensões do LS em que o GI apresentou mais expressividade em relação ao GC após participação nos Círculos de Cultura foram: compreensão das informações, habilidade para buscar informações, atitudes para resultados e apoio social . Conclui - se que o CC apresentou efeito positivo na adesão ao tratamento da HAS e no LS dos idosos.
Abstract: Systemic Arterial Hypertension (SAH) is presented as a serious public health problem in Brazil and worldwide for its high prevalen ce and low rates of control, especially among the elderly. Thus, it is essential to develop educational interventions that increase the participation of the elderly hypertensive patients in the care process in order to improve their adherence to treatment. This study aimed at analysing the Culture Circle as a promoter of adherence and health literacy of the elderly with hypertension. Quasi - experimental study conducted with two groups: intervention group (IG) and control group (CG), with conduction of pre - te st and post - test. The study was held in two primary health care units, from January 2014 to January 2015 in the city of Picos - PI. The initial sample consisted of 145 elderly, 73 in IG and 72 in CG, but due to losses, 118 subjects concluded the study, 58 of IG and 60 CG. For data collection, it was used the SAH Treatment Adherence Questionnaire (QATHAS) and the Literacy Health (LS) assessment tool. The intervention consisted of four Culture Circles, which were carried out in the primary health care unit with participation of 60 elderly of the IG. Each circle was developed in five interdependent phases: reception, expression, questioning, synthesis and assessment. The ethical aspects of Resolution 466/12 were respected at all phases of the study. The elderly h ad an average of 70.3 (± 7.7) years of age and income of R$ 1577.7 (± R$ 2365.1). It was pred ominant in the sample: females , mulatto and married . After the Culture Circles in the IG, it was noticed a level change in the scale of SAH treatment adherence exp ressed by the increase in the percentage of the elderly in level 100, which went from 27.6% to 41.4%. In addition, there was significant difference in the mean score achieved by the elderly to answer the QATHAS after the Culture Circle. As for the LS level s, the conceptual level was prevalent in two groups before and after Circles. The IG performance showed improvement in functional and empowerment levels after the interventions, but when comparing the groups, IG presented better result than GC only at the conceptual level in the post - intervention period. GI was more expressive than the CG after participation in the Culture Circles in the following dimensions of the LS: understanding of information, ability to seek information, attitudes to results and socia l support. We conclude that the Culture Circle had a positive effect on adherence to treatment of SAH and LS of the elderly.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14608
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