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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Prisões e sociedade – sobre a pedagogia social da reclusão
Autor(es): SOUZA, Antonio Rodrigues de
Palavras-chave: Prisões;Sociedade;Ausência;Transversalidade;Gestão
Data do documento: 2001
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: SOUZA, A. R. (2001)
Resumo: Anterior à forma como o preso é percebido e tratado na prisão, está a relação que a sociedade estabelece com o próprio cárcere. Se esta relação não é evidente, no sentido de que não é próxima, ela está no fundamento de todas as formas de tratamento ao preso. Ela gera, desde os modelos de gestão, às rebeliões. A relação da sociedade com as prisões desenha uma dualidade que se faz de ausências e presenças, de distanciamento e interesses, onde o mais primário é a curiosidade e o mais profundo, talvez, seja um desejo que o preso fique lá para sempre. De variadas formas, a sociedade está imiscuída em todos os processos que antecedem, que se estabelecem durante e que se sequenciam ao encarceramento. São as formas, a extensão e o mérito das transversalidades entre a sociedade e a exclusão, a marginalidade, a delinquência e as prisões que precisamos compreender para poder modificá-las.
Abstract: Prior to the manner in which the prisoner is seen and treated in prison ts the relationship established by society with prison itself. Even though this relationship is not evident, it is in the bssis of all kinds of treatment towards the convict. It generates not only the management models, but also the riots. The relstionship between society and prisons is made up of a duality made of absences and presences, distance and interests, where the most primitive feeling is curiosity, and the deeper one, perhaps, a strong desire for the convict to be kept there forever. In many ways society plays an important role in all the processes preceding a conviction, and in those that develop through the imprisonment term as well as after it. We must understand the ways, the extension and the merit of the transversalities between society and exclusion, criminality and prisons in order to be able to change them.
Descrição: SOUZA, Antonio Rodrigues de. Prisões e sociedade – sobre a pedagogia social da reclusão. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 1, n. 41, p. 38-53, 2001.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14579
ISSN: (0102-1117) Impresso
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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