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Tipo: Dissertação
Título: Os resultados da inovação e o desempenho das empresas inovativas cearenses
Título em inglês: The results of the innovation and performance of innovative companies from Ceará
Autor(es): Rolim, Germana Ferreira
Orientador: Batista, Paulo César de Sousa
Palavras-chave: Inovação tecnológica;Desempenho empresarial
Data do documento: 2011
Citação: ROLIM, G. F. Os resultados da inovação e o desempenho das empresas inovativas cearenses. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: A inovação foi apontada como causa do progresso das nações por seu impacto no investimento, produção, emprego e no nível de bem-estar da população. Além disso, é considerada uma estratégia de grande influência no desempenho empresarial. Embora estabelecida na teoria, esta última relação apresenta dificuldades de comprovação empírica, o que tem suscitado o interesse dos pesquisadores. A investigação dessa relação é da maior relevância, não apenas pelo papel da inovação nas sociedades modernas, mas também porque sua adoção implica na disposição para assumir riscos e incorrer em custos adicionais, requerendo, dessa forma, a mobilização de recursos extras pelas empresas. O assunto é particularmente crucial para as pequenas e médias empresas, devido ao fato de que a inovação pode representar relevante fonte de vantagem competitiva para essas empresas, que se caracterizam ainda pela escassez de recursos financeiros e humanos, mesmo para o desenvolvimento das atividades já tradicionais. Tendo esses aspectos presentes, este trabalho procura avaliar o impacto dos resultados da inovação no desempenho empresarial, a partir do estudo da experiência de empresas inovativas cearenses. Para essa análise, a inovação é entendida como um processo composto por diferentes etapas: i) as entradas – relacionadas às atividades inovativas; ii) a orientação para inovação – como a empresa organiza-se para processar as entradas e; iii) os resultados da inovação – o número de patentes, os novos serviços, processos e produtos para a empresa. Quanto ao desempenho, que representa em última instância uma percepção geral sobre os resultados da firma, o mesmo é um fenômeno complexo e marcado por variadas dimensões. A pesquisa inicia-se com a revisão bibliográfica e documental que objetivou a escolha de um modelo teórico e a seleção de um banco de dados secundários. O modelo de pesquisa escolhido relacionou os resultados da inovação, de produto e processo, com o desempenho da empresa expresso pelo resultado líquido, pela ampliação de mercado e pela abertura de mercado. O modelo ainda tem como variáveis moderadoras o tamanho e a origem do capital da empresa. A análise dos dados, segunda etapa da pesquisa, foi dividida em análise descritiva dos dados agregados e análise multivariada dos dados das empresas cearenses, utilizando-se neste caso regressão linear e logística. Os valores que assumem as variáveis dependentes e independentes são retirados da base de dados da PINTEC, pesquisa que é realizada pelo IBGE trienalmente. Das estimativas realizadas, conclui-se que os outputs da inovação impactam o desempenho das empresas cearenses, quando este é medido pela abertura de mercado. Foi ainda verificado que os dois tipos de outputs – processo e produto – têm impactos diferenciados no desempenho. As inovações de produtos novos no mercado impactam positivamente o desempenho, enquanto que as inovações dos processos já existentes impactam negativamente a performance. A relação entre outputs da inovação e desempenho não pôde ser comprovada para as outras dimensões de desempenho analisadas – ampliação do mercado e receita líquida. As características das empresas cearenses inovadoras, tamanho da empresa e origem do capital, foram confirmadas como moderadoras da relação. As maiores empresas e cujo capital tem origem nacional foram identificadas como mais inovadoras do que as pequenas empresas e as empresas de origem de capital externo.
Abstract: Innovation was identified as the major cause of national progress by its impact on investment, production, employment and population welfare level. Furthermore, it is considered a strategy of great influence on business performance. Although established in theory, this relationship has evidences of empirical difficulties, which has aroused the interest of researchers. This relationship investigation is of great importance not only for the role of innovation in modern societies, but also because its adoption implies the willingness to take risks and incur additional costs, requiring thus the mobilization of extra resources by companies. The issue is particularly crucial for small and medium companies, due to the fact that innovation may represent important source of competitive advantage to those enterprises that are still characterize by the scarcity of financial and human resources, even for the development of the traditional activities . Taking all of these aspects as presented, this study evaluates the impact of the results of innovation in business performance, by studying the experience of innovative companies from Ceará. For this analysis, innovation is understood as a process composed of different steps: i) entries - related to innovative activities, ii) the orientation to innovation how the company organizes itself to process the inputs and iii) the results of innovation - the number of patents, new services, processes and products for the company. About this performance, which is ultimately a general perception about the results of the firm, it is also a complex phenomenon characterized by several dimensions. The survey begins with a review that aims to choose a theoretical model and the selection of a secondary database. The research model chosen is related to innovation performance, product and process, with the company's performance expressed by the net result, market expansion and market opening. This model also has a moderating variable size and origin of the company's capital. Data analysis, the second stage of the research was divided into descriptive analysis of aggregate data and multivariate data analysis of Ceará companies, using at this case linear and logistic regression. The figures assume that the dependent and independent variables are removed from the database PINTEC, research that is conducted every three years by the IBGE. From estimates, it follows that the outputs of innovation impact on the business performance of Ceará, when this is measured by market opening. It was further found that both types of outputs - process and product - have different impacts on performance. The innovations of new products on the market are positively an impact performance, while the innovations of existing processes are negatively an impact the performance. The relationship between innovation output and performance could not be proven to the other dimensions of performance analysis - market expansion and net income. The characteristics of innovative firms in Ceará, company size and source of capital, were confirmed as relationship moderators. The larger firms whose capital are from a national origin has been identified as more innovative than small firms and firms of origin of foreign capital.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14558
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