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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Serviços de saúde mental e sua relação com a formação do enfermeiro
Título em inglês: Mental health services and their relation with nursing education
Autor(es): Soares, Amanda Nathale
Silveira, Belisa Vieira da
Reinaldo, Amanda Márcia dos Santos
Palavras-chave: Saúde Mental;Ensino;Serviços de Saúde Mental
Data do documento: Jul-2010
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: SOARES, A. N.; SILVEIRA, B. V.; REINALDO, A. M. S. Serviços de saúde mental e sua relação com a formação do enfermeiro. Rev. Rene, Fortaleza, v.11, n.3, p. 47-56, jul./set. 2010.
Resumo: O ensino da disciplina enfermagem psiquiátrica e saúde mental na graduação em enfermagem das universidades federais do Brasil utiliza concepções e tecnologias de cuidados que devem estar consoantes com os serviços de saúde mental utilizados como campo de prática dessa disciplina. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem exploratória, que utilizou como instrumento um questionário enviado aos docentes das disciplinas de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Tem como objetivo analisar os serviços extra-hospitalares de saúde mental utilizados como campo de prática de acadêmicos de enfermagem na perspectiva da formação do enfermeiro. Denota-se que os serviços de saúde mental utilizados para campo de prática, neste estudo, foram todos substitutivos, em sua maioria CAPS II, providos de objetivos e atividades similares e de condições físicas que se diferem conforme a região na qual estão situados. Os campos de estágio utilizados incitam uma formação voltada à contemplação dos princípios da Reforma Psiquiátrica.
Abstract: Teaching on psychiatric nursing and mental health in undergraduate nursing programs at Federal Universities around the Brazil uses conceptions and care technologies that should be in line with the mental health services used as practical teaching areas for this subject. It is an exploratory case study, using a questionnaire sent to the faculty members responsible for psychiatric nursing and mental health subjects The objective of this research is to analyze the extra-hospital mental health services used as practical areas for nursing students from the perspective of nursing education. The mental health services used as practice areas in this study were all substitutive, mostly CAPS II, with similar objectives and activities as well as physical conditions that differ according to the region they are placed. The conclusion is that training areas used incite education in line with the principles of the Psychiatric Reform.
Resumen: La enseñanza de la asignatura enfermería psiquiátrica y salud mental en la licenciatura en enfermería de las universidades federales del Brasil utiliza concepciones y tecnologías de cuidados que deben estar acordes con los servicios de salud mental utilizados como campo de práctica de esa asignatura. Se trata de un estudio de caso, de abordaje exploratorio, que utilizó como instrumento un cuestionario enviado a los docentes de las asignaturas de enfermería psiquiátrica y salud mental. Planteó como objetivo analizar los servicios extra- -hospitalarios de salud mental utilizados como campo de práctica de académicos de enfermería bajo la perspectiva de formación del enfermero. Se observa que los servicios de salud mental utilizados para campo de práctica, en este estudio, fueron todos substitutivos, en su mayoría CAPS II, con objetivos y actividades semejantes y condiciones físicas que difieren según la región en la cual están situados. Los campos de práctica utilizados estimulan una formación centrada en la contemplación de los principios de la Reforma Psiquiátrica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14523
ISSN: 2175-6783
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