Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14427
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Resenha Kelma Matos – “nas trilhas da experiência: a memória, a crise e o saber do movimento popular”
Autor(es): Damasceno, Maria Nobre
Palavras-chave: Memória;Saber;Movimento popular
Data do documento: 1999
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: DAMASCENO, Maria Nobre. Kelma Matos – “nas trilhas da experiência: a memória, a crise e o saber do movimento popular”. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 21, v. 2, n. 38, p. 186-187, 1999. Resenha da obra de: MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Nas trilhas da experiência: a memória, a crise e o saber do movimento popular. Fortaleza: UNIFOR, 1998. 147p.
Resumo: Quem acompanha e estuda o movimento de bairros, particularmente no Brasil, não pode deixar de notar as mudanças significativas que vêm ocorrendo, a partir da década de oitenta. Tomou-se visível que o encanto, a força, a energia demonstrada pelos seus atores sociais, gradativamente foram perdendo o vigor após a democratização do país. Uma explicação mais consistente para o fenômeno, vem sendo buscada pelos estudiosos do tema e pelos próprios participantes. É dentro deste contexto que se situa a importante contribuição da pesquisa realizada por Kelma Socorro de Lopes Matos. Para dar conta deste objeto tão complexo, instigante e repleto de desafios, a autora elege como categorias básicas a memória, a crise e o saber gestado nesse processo coletivo. Trabalha com três tipos de sujeitos principais: os atores sociais diretamente envolvidos, isto é, as lideranças, os especialistas que estudam a problemática, e os técnicos de entidades governamentais que realizam ações sociais...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14427
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_mndamasceno.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.