Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14396
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O discurso e a violência absoluta
Autor(es): Soares, Marly Carvalho
Palavras-chave: Discurso;Ação razoável;Lógica;Linguagem
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Argumentos - Revista de Filosofia
Citação: Soares, M. C. (2014)
Resumo: A eliminação da violência no discurso e na vida é a centralidade do pensamento de Weil. Tal afirmação é constatada em todo seu discurso filosófico que é elaborado a partir de duas opções: a filosofia e a violência. O filósofo em busca da transformação da violência aponta três direções: a primeira seria eliminar a violência pelo discurso; a segunda a eliminação pela a ação e a terceira pela ação razoável. Para a nossa reflexão optamos pela primeira via, que se situa no paradigma da linguagem. O fio condutor será a lógica acentuando a chave de compreensão com o termo técnico: não contradição e contradição. Será, portanto a “desconstrução” da não-contradição para a construção da contradição no discurso e na realidade. A leitura gira em torno do termo “contradição”, que é o motor do pensamento e da ação e assim resgata a lógica como “filosofia primeira”.
Descrição: SOARES, Marly Carvalho. O discurso e a violência absoluta. Argumentos - Revista de Filosofia, Fortaleza, Ano 6, n. 11, p. 119-134, jan./jun. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14396
ISSN: 1984-4255 (online)
1984-4247 (impresso)
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_mcsoares.pdf532,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.