Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14372
Título: O habitus acadêmico: O Curso do PARFOR – URCA, sua influência na ação docente dos alunos-professores
Título em inglês: El habitus académico: La Facultad de Educación de PARFOR - URCA y su influencia en las actividades de enseñanza de los estudiantes de pedagogía
Autor(es): MOTA, Maria É Braga
Orientador(es): RIBEIRO, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: Professores – Formação – Crato(CE)
Prática de ensino – Crato(CE)
Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica
Currículo
Habitus
Data do documento: 2015
Editor: www.teses.ufc.br
Citação: MOTA, M. E. B.; RIBEIRO, L. T. F. (2015)
Resumo: O objetivo central desta investigação foi analisar como o campo de ação do currículo do curso de Pedagogia do PARFOR - Política Nacional de Formação do Magistério, da URCA (Universidade Regional do Cariri), influencia na prática docente dos alunos que já exercem a profissão de professor, resultado da incorporação do habitus ou disposições acadêmicas. Para orientar as discussões em uma vertente sócio formativa, foram usados os conceitos de habitus, campo e capital cultural, em Bourdieu. Abordaram-se análises subjetivas e objetivas por uma mediação, que Bourdieu chama de praxiologia. Os sujeitos desta pesquisa foram quatro professoras do quadro efetivo do Município do Crato-CE, que cursam a licenciatura. Como metodologia utilizou-se inicialmente, a entrevista semiestruturada, aplicada ao total geral de alunos da sala, que soma trinta e quatro. No segundo momento complementamos com depoimento dos quatro sujeitos informantes. Como resultados, observou-se a importância da titulação para sua vida pessoal, sua valorização profissional perante seus pares e a reafirmação de práticas ditas por elas já desenvolvidas nas suas atividades docentes em salas de aulas que necessitavam de embasamento teórico para fundamentá-las. Asseverou-se que o campo do currículo vivenciado no curso de formação dessas professoras veio influenciar nas suas relações na escola, na sua prática docente.
Resumo em espanhol: El principal objetivo de esta investigación fue analizar cómo la acción del campo de currículo PARFOR Pedagogía - Política Nacional de la Enseñanza de Formación, URCA (Universitario Regional de Cariri), influye en la práctica docente de los estudiantes que ya tienen la profesión docente como resultado de la incorporación de habitus o medidas académicas. Para guiar las discusiones en un compañero de entrenamiento cobertizo, los nuevos conceptos de habitus, campo y capital cultural en Bourdieu. Dirigido a subjetivo y objetivo análisis de la mediación, que Bourdieu llama praxiología. Los sujetos fueron cuatro profesores de recuento de Crato-CE de la Municipalidad, que asisten a la licencia. La metodología se utilizó inicialmente, la entrevista semiestructurada, aplicada a la superficie total general de los estudiantes, que se suma treinta y cuatro. En la segunda fase nos complementamos con el testimonio de los cuatro sujetos informantes. Como resultado, se produjo la importancia de la titulación a su vida personal, su desarrollo profesional a los compañeros y las prácticas de reafirmación dichas por ellos ya desarrollado en sus actividades docentes en las aulas que necesitaban base teórica a tierra ellos. Afirmó que el campo curricular experimentado en el curso de formación de estos profesores llegó influencia en sus relaciones en la escuela, en su práctica docente.
Descrição: MOTA, Maria É Braga. O habitus acadêmico: O Curso do PARFOR – URCA, sua influência na ação docente dos alunos-professores. 2015. 201f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14372
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tese_mebmota.pdf708,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.