Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14326
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Comunicação, mídias e aulas de professores em formação: que pesquisas compartilhar?
Autor(es): FUSARI, Maria Felisminda de Resende e
Palavras-chave: Tecnologias e conteúdos de comunicação escolar;Educação de educadores;Comunicadores;Pesquisas compartilhadas
Data do documento: 1999
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: FUSARI, M. F. R. (1999)
Resumo: Nas escolas de Educação Infantil, Fundamental, Média (Educação Básica), os professores precisam contar com oportunidades de aprender a desenvolver projetos pedagógicos usando conjuntos de tecnologias de comunicação nas aulas com os alunos. Ao mesmo tempo, devem aprender a analisar criticamente as qualidades das formas-conteúdos presentes nas "transmissões" com mídias e na comunicação escolar como um todo. Essas práticas podem ser aprendidas em ações de educação inicial (nos cursos de graduação) e contínua de professores (em serviço nas escolas básicas). E devem ser compartilhadas em grupos docentes de estudos ou pesquisas integrando-se aos saberes de suas experiências profissionais. Em países como o Brasil, espera-se que esses saberes comunicacionais da experiência de professores levem em consideração, com responsabilidade, tanto os aspectos tradicionais quanto os modernos,componentes de nossa multicultura latino-americana, reorganizando-os em interações significativas, com vistas a um exercício de cidadania contemporânea. Neste texto são explicitadas algumas idéias sobre essas questões com base em autores brasileiros e estrangeiros.
Abstract: Teachers need to count on opportunities to learn to develop pedagogical projects with their students, applying sets of technologies of communication, in their classroom at the kindergarten, elementary and high schools. At the same time, they need to learn to analyze the quality of forms and of contents present in the media transmissions as well as in the communication carried out by the participants of the schooling communication as a whole. These practices can be learned through actions of pre-service education (during the under graduate courses) and continuing education (in service in the schools). And they must be shared in teacher study or research groups integrating them to the knowledge of their professional experiences. In countries such as Brasil, that teacher experience communication knowledge is supposed to be taken into consideration both traditional and up-to-date aspects, components of our Latin American multiculture responsibly , reorganizing them in meaningful interations, viewing the contemporary citizenship practice. Some ideas about these issues based on Brazilian and foreign authors are expressed in this context.
Descrição: FUSARI, Maria Felisminda de Resende e. Comunicação, mídias e aulas de professores em formação: que pesquisas compartilhar? Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, n. 37, p. 139-149, 1999.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14326
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_mfrfusari.pdf10,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.