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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14256
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O confronto analítico entre o pensamento pedagógico e a progressista nacional |
Autor(es): | BRAGA JÚNIOR, Sérgio Alexandre de Moraes |
Palavras-chave: | Pedagogia;Filosofia;Liberalismo |
Data do documento: | 1997 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | BRAGA JÚNIOR, S. A. M. (1997) |
Resumo: | No decorrer deste trabalho exaltaremos um esforço para compreender a relação existente entre Pedagogia e Filosofia, mostrando, de um lado, que Pedagogia se delineia a partir de uma posição filosófica definida; e, de outro lado, compreender as perspectivas das relações entre educação e sociedade. Essa discussão tem uma importância prática da maior relevância, pois permite a cada professor refletir e atuar sobre suas opções, articulando-se e autodefinindo- se. O pensamento pedagógico brasileiro, na atualidade, tem sido demonstrado por duas correntes gerais: a liberal e a progressista. Nos dois eixos, os representantes dessas duas tendências da pedagogia brasileira foram agrupados em perspectivas nem sempre antagônicas ou excludentes. Demonstraremos que os educadores e teóricos da educação liberal defendem a liberdade de ensino, de pensamento e de pesquisa, os métodos novos baseados na natureza da criança. Segundo eles, o Estado deve intervir o menos possível na vida de cada cidadão. Nessas tendências existem defensores da escola pública e defensores da escola privada. Mas possuem em comum uma filosofia de consenso, ou seja, não reconhecem no seio da sociedade o conflito de classes e restringem o papel da escola ao estritamente pedagógico. Já os educadores e teóricos da educação progressista defendem o envolvimento da escola na formação de um cidadão crítico e participante da mudança social. Aqui também, segundo as diversas condições políticas e filosóficas, vemos correntes que defendem diferentes papéis para a escola: para uns, a formação da consciência crítica passa pela assimilação do saber elaborado; para outros, o saber técnico-científico deve ter por horizonte o compromisso político. Alguns combatem mais a burocracia escolar, outros a deteriorização das técnicas de educação. |
Abstract: | Dans ce travail, nous al/ons mettre en évidence un effort pour comprendre le rapport entre Ia Pédagogie et la Philosophie, en essayant de montrer, d'un côté, que la Pédagogie se dresse à partir d'une orientation philosophique déterminée; et, d 'autre côté, qu 'il faut comprendre les perspectives des rapports entre l 'éducation et la société. Cette discussion est extremement importante, puisqu 'ele permet à chaque professeur de réfléchir et agir sur ses options, pour s 'articuler et se définir luimême. La pensée pédagogique brésilienne actuelle a été demontrée pardeuxgrands courants: I 'une libérale, l'autre progressiste. Dans les deux axes, les representants des deux tendances de la Pédagogie brésilienne ont été rassemblés dans des perspectives qui ne sont pas toujours antagoniques ni incompatibles. Nous essayons de montrer que les éducateurs et les théoriciens de l'éducation libérale soutiennent la liberté de l'enseignement, de la pensée et de la recherche, les nouvelles méthodes fondées sur la nature . de l'enfant. Selon eux, /'État doi! Intervenir le moins possible dans Ia vie de chaque citoyen. Dans ces tendances, il y en a qui soutiennet L 'école publique et d'autres que sont pour l'école privée. Mais ils se partagent une philosophie de consensus, c'est-à-dire,ils ne reconnaissent pas, au sein de Ia société, le conflit des classes et limitent le rôle de l'école strictement aux aspects pédagogiques. Les éducateurs et les théoriciens de I 'éducation progressiste, de leur côté, sont pour Ia participation de I' école dans Iajormation d' un citoyen critique et capable de participer aux changement sociaux. lei, d'aprês les diverses conditions politiques et philosophiques, nous verrons aussi des courants qui soutiennet des différents rôles pour l'école: pour quelques uns d'entre eux, laformation de la conscience critique passe pour l'assimilation du savoir élaboré; dautres assurent que le savoir technique et scientifique doit avo ir pour but le contrat polititique. Ily en a ceux qui combattent Ia bureaucratie de l'école et d'autres, encore, la dégradation des techniques de l'éducation. |
Descrição: | BRAGA JÚNIOR, Sérgio Alexandre de Moraes. O confronto analítico entre o pensamento pedagógico e a progressista nacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 19, n. 34, p. 55-69, 1997 |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14256 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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