Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14232
Title in Portuguese: Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória
Author: Olinda, Ercília Maria Braga de
Keywords: Didática
Ensino superior
Pesquisa
Disciplina
Issue Date: 1995
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: OLINDA, Ercília Maria Braga de. Didática do ensino superior: reconstituição de uma trajetória. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 109-125, 1995.
Abstract in Portuguese: O presente trabalho reúne nossas reflexões sobre a disciplina Didática do Ensino Superior, ofertada aos professores recém ingressos (caráter obrigatório) e veteranos (caráter optativo) da Universidade Federal do Ceará, desde o ano de 1991, momento em que esta disciplina passou a fazer parte das exigências para a primeira ascensão funcional de qualquer professor do quadro permanente, até o semestre I de 1996. A necessidade de realizar este estudo se impôs no momento em que fomos destacada para assumir os trabalhos na turma de 1996.1. No nosso entendimento, o processo de ensino só se realiza com qualidade técnico-política à medida que é fundamentado e orientado pela pesquisa. Como afirma Nóvoa, citado por Lüdke (1994), "as situações que os professores têm que enfrentar e resolver apresentam características únicas, exigindo assim também respostas únicas, que só o profissional competente, porque auto-reflexivo, pode dar". Para organizar o presente e projetar o futuro, necessitamos entender as intenções que originaram e alimentaram o formato desta disciplina nos últimos anos. Visando realizar esta tarefa, dividimos o presente trabalho em três partes: 1) Breve histórico sobre a institucionalização da didática do ensino superior na ufc. 2) Buscando rumos para a disciplina a partir das experiências vivenciadas até 1995.2. 3) Analisando a experiência de 1996.1, para redesenhar redesenhar um "novo cenário" para a disciplina...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14232
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1995_art_embolinda.pdf16,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.