Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14195
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Psicodinâmica das condutas adolescentes
Autor(es): Ramos, Evilásio Almeida
Palavras-chave: Psicodinâmica;Adolescentes;Processo evolutivo
Data do documento: 1994
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: RAMOS, Evilásio Almeida. Psicodinâmica das condutas adolescentes. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 16, n. 27 e 28, p. 31-50, 1994.
Resumo: A psicodinâmica das condutas adolescentes é aqui entendida no contexto da autodeterminação,já explicada em outro trabalho como sendo a característica nucleária do adolescente e fonte primária de suas condutas. A ideia central de autodeterminação condensa-se no fato, por demais visível, de o adolescente querer ser ele mesmo o sujeito de sua história, o construtor de sua existência. Esta verdade não excluí do processo autodeterminativo o educador, como sujeito auxiliar mas necessário. Além do mais, a energia autodeterminadora desdobra-se em muitos outros motivos responsáveis pelos comportamentos dos adolescentes. Daí a imperiosa necessidade de o educador interpretar e compreender adequadamente a psicodinâmica das condutas dos adolescentes. Algumas premissas embasam esta necessidade...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14195
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_art_earamos.pdf18,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.