Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14173
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Relação entre saberes
Autor(es): Mendes, José Ernandi
Palavras-chave: Relação entre saberes;Relações sociais;Divisão do trabalho
Data do documento: 1993
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: MENDES, J. E. (1993)
Resumo: "...o que os indivíduos são, depende das condições materiais da sua produção". Marx ao fazer esta afirmação num embate incansável com os ideólogos alemães de seu tempo que, segundo ele, nem se perguntavam sobre a "interconexão da filosofia alemã com a realidade efetiva alemã", tinha a pretensão de mostrar que as ideias e representações que têm do mundo estão intrinsecamente vinculadas às relações sociais em que se encontram inseridas. Isto não significa que elas sejam um mero reflexo de tais relações, mas que a sua materialidade só é possível em determinadas condições históricas. Os diversos estágios da divisão do trabalho, seja ela tribal, escravocrata, feudal, capitalista ou socialista, não só definem o tipo de propriedade como também determinam as relações que o homens mantêm entre si e com a natureza...
Descrição: MENDES, José Ernandi. Relação entre saberes. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 75-85, 1992/1993.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14173
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1992_art_jemendes.pdf4,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.