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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14172
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Primeiros anos de vida: conceito de infância |
Autor(es): | SODRÉ, Liana Gonçalves Pontes |
Palavras-chave: | Infância;Cuidados especiais;Classes sociais |
Data do documento: | 1993 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | SODRÉ, L. G. P. (1993) |
Resumo: | Há, praticamente, uma unanimidade em considerar os primeiros anos de vida como fundamentais no processo de construção dos futuros cidadãos. Contudo, para que as crianças se instrumentalizem culturalmente para este exercício, é preciso que se tenha clareza sobre o conceito de criança ou de infância subjacente a essas relações. São tais concepções que favorecem ou não o desenvolvimento de competências ou a construção de autonomia, tão necessárias aos indivíduos atuantes de que a sociedade precisa. O conceito de infância vem sendo alterado ao longo da evolução do homem e, aliado a isto, também vem sendo modificada a concepção do papel social desses primeiros anos de vida. Historicamente, segundo KRAMER (1982), até o século XVI, a mortalidade infantil era muito alta e as poucas crianças que sobreviviam eram introduzidas rapidamente na vida adulta. Até o período feudal, as poucas crianças que sobreviviam, acompanhavam os adultos e exerciam atividades produtivas desde pequenas e isto era constante nas classes mais baixas. A partir das descobertas científicas que propiciaram a diminuição do índice de mortalidade infantil (especialmente nas classes mais privilegiadas), as crianças, em maior número, passaram a ocupar mais espaço na vida dos adultos, solicitando mais cuidados e atenção especial. Em conseqüência disso, seu papel social também muda. Evidentemente, estes avanços favoreceram mais as classes privilegiadas. Na nova forma de organização da sociedade - na sociedade capitalista urbano-industrial que estava sendo instituída - a burguesia redobra o cuidado com sua prole e vai modificando, pelo exemplo, o conceito de infância. A atenção especial necessária à sobrevivência das crianças as transforma em seres frágeis e incompletos que precisam da educação e do controle do adulto... |
Descrição: | SODRÉ, Liana Gonçalves Pontes. Primeiros anos de vida: conceito de infância. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 65-73, 1992/1993. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14172 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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