Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14170
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Inovações na gestão do ensino fundamental municipal
Autor(es): Haguette, André
Olinda, Ercília Maria Braga de
Loiola, Francisco Antônio
Palavras-chave: Educação municipal;Inovação;Ensino fundamental;Pesquisa
Data do documento: 1993
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: HAGUETTE, André; OLINDA, Ercília Maria Braga de; LOIOLA, Francisco Antônio. Inovações na gestão do ensino fundamental municipal . Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p.15-54, 1992/1993.
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa conduzida em quatro municípios cearenses sobre inovações na gestão do ensino fundamental. Embora os municípios demonstrem progressos significativos na distribuição e qualidade do ensino, os meios e processos desencadeados para alcançá-los divergem substancialmente. Assim foi possível distinguir dois modelos diferentes que denominamos: 1) Revolução pelo Alto e pelo Óbvio(caso do município de Horizonte) e 2) Gestão Escolar pela Participação (caso dos municípios de Icapuí, Croatá e Santana do Acaraú). Interessaram, sobremaneira, aos pesquisadores, participantes de uma pesquisa nacional promovida por educadores do IPEA, as condições sócio-políticas que permitiram o surgimento desses experimentos inovadores bem como suas possibilidades de consolidação (durabilidade) e de reprodução em outros municípios...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14170
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1992_art_ahaguette.pdf17,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.