Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14170
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Inovações na gestão do ensino fundamental municipal |
Autor(es): | Haguette, André Olinda, Ercília Maria Braga de Loiola, Francisco Antônio |
Palavras-chave: | Educação municipal;Inovação;Ensino fundamental;Pesquisa |
Data do documento: | 1993 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | HAGUETTE, André; OLINDA, Ercília Maria Braga de; LOIOLA, Francisco Antônio. Inovações na gestão do ensino fundamental municipal . Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p.15-54, 1992/1993. |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa conduzida em quatro municípios cearenses sobre inovações na gestão do ensino fundamental. Embora os municípios demonstrem progressos significativos na distribuição e qualidade do ensino, os meios e processos desencadeados para alcançá-los divergem substancialmente. Assim foi possível distinguir dois modelos diferentes que denominamos: 1) Revolução pelo Alto e pelo Óbvio(caso do município de Horizonte) e 2) Gestão Escolar pela Participação (caso dos municípios de Icapuí, Croatá e Santana do Acaraú). Interessaram, sobremaneira, aos pesquisadores, participantes de uma pesquisa nacional promovida por educadores do IPEA, as condições sócio-políticas que permitiram o surgimento desses experimentos inovadores bem como suas possibilidades de consolidação (durabilidade) e de reprodução em outros municípios... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14170 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1992_art_ahaguette.pdf | 17,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.