Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14151
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Algumas reflexões sobre educação
Autor(es): Sá, Maria Ivoni Pereira de
Palavras-chave: Educação;Origem;Potencialidades do indivíduo
Data do documento: 1990
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: SÁ, Maria Ivoni Pereira de. Algumas reflexões sobre educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 13, n. 19 e 20, p. 69-75, 1990.
Resumo: A palavra educação tem origem nos verbos latinos educare (alimentar, amamentar, criar) e educère (conduzir para fora, tirar de, fazer sair). Analisando os vocábulos latinos, Walter Garcial comenta que, em sua origem, o conceito de educação já contém uma contradição, na medida em que abriga sob uma mesma raiz sentidos diversos. O sentido de "educare", diz o Autor, transmite a ideia de algo externo que se acrescenta ao indivíduo procurando assegurar condições favoráveis ao seu desenvolvimento físico, mental e emocional. O verbo educère", no entanto, sugere a libertação de forças que estão latentes e que dependem de estimulação para vir à tona. Partindo do exposto, educação pressupõe o conhecimento das potencialidades do indivíduo a fim de assegurar situações estimuladoras que favoreçam a atualização do potencial e a busca incansável da auto-realização...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14151
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1990_art_mipsa.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.