Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14097
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A brincadeira e o jogo infantis como representação do mundo adulto e aprendizagem dos modelos sociais
Autor(es): PIRES, Gláucia Nascimento da Luz
Palavras-chave: Brincadeira e jogos infantis;Aprendizagem;Modelos sociais
Data do documento: 1989
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: PIRES, G. N. L. (1989)
Resumo: Neste artigo a autora focaliza a brincadeira e o jogo infantis como formas de representação do mundo adulto e manifestações de sua cultura. Através da observação e da socialização, a criança realiza a aprendizagem dos códigos sociais, integra-os no seu EU e os reproduz em sua atividade lúdica. Transmissores de uma certa imagem da sociedade e dos papéis ocupacionais, a brincadeira e o jogo infantis são uma representação do social: através deles se difundem as normas e os valores do mundo adulto e as ideologias das classes dominantes...
Descrição: PIRES, Gláucia Nascimento da Luz. A brincadeira e o jogo infantis como representação do mundo adulto e aprendizagem dos modelos sociais. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n. 17 e 18, p. 67-77, 1989.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14097
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1989_art_gnlpires.pdf9,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.