Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14097
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A brincadeira e o jogo infantis como representação do mundo adulto e aprendizagem dos modelos sociais |
Autor(es): | PIRES, Gláucia Nascimento da Luz |
Palavras-chave: | Brincadeira e jogos infantis;Aprendizagem;Modelos sociais |
Data do documento: | 1989 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | PIRES, G. N. L. (1989) |
Resumo: | Neste artigo a autora focaliza a brincadeira e o jogo infantis como formas de representação do mundo adulto e manifestações de sua cultura. Através da observação e da socialização, a criança realiza a aprendizagem dos códigos sociais, integra-os no seu EU e os reproduz em sua atividade lúdica. Transmissores de uma certa imagem da sociedade e dos papéis ocupacionais, a brincadeira e o jogo infantis são uma representação do social: através deles se difundem as normas e os valores do mundo adulto e as ideologias das classes dominantes... |
Descrição: | PIRES, Gláucia Nascimento da Luz. A brincadeira e o jogo infantis como representação do mundo adulto e aprendizagem dos modelos sociais. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 12, n. 17 e 18, p. 67-77, 1989. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14097 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1989_art_gnlpires.pdf | 9,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.