Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14083
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Prova escrita sobre texto
Autor(es): SOUSA, Tânia Maria Batista Lima
Palavras-chave: Educação;Estrutura social;Desigualdade social
Data do documento: 1988
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: SOUSA, T. M. B. L. (1988)
Resumo: O que lhe sugere o autor ao levantar estas questões? Com o presente texto acredito o que o autor quer mostrar uma fotografia da educação inserida no contexto de uma sociedade desigual onde apenas "minorias reduzidas chegam ao seu limite superior" e assim o faz levantando questionamento extremamente pertinentes no que diz respeito à relação educação-sociedade. Inicialmente, o autor sugere que a "educação é determinada fora do poder de controle comunitário dos educandos e educadores em que o sistema escolar é controlado pelo sistema político dominante". Ou seja, o que ele quis dizer foi que, estando a educação inserida dentro de um dado modelo de sociedade, uma dada estrutura social, esta (educação) acaba por ser determinada por esta estrutura o que leva a instituição escolar a se amoldar no fortalecimento das relações geradas por tal modelo. Entretanto, o autor não nos fala de um modelo ahistórico de sociedade. Ele explicita claramente a que tipo de sociedade ele se refere, quando cita a existência das desigualdades sociais e o esforço dado pela educação à ascensão de uma minoria no patamar superior do poder...
Descrição: SOUSA, Tânia Maria Batista Lima. Prova escrita sobre texto. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 203-209, 1988.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14083
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1988_art_tmbmsousa.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.