Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14066
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino de primeiro grau; as possibilidades de intervenção imediata (pesquisa)
Autor(es): FERNANDES, Joaquim Fernando Pimentel
Palavras-chave: Ensino de 1º grau;Pesquisa;Rede estadual
Data do documento: 1988
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: FERNANDES, J. F. P. (1988)
Resumo: A pesquisa abaixo descrita, executada no período de 1986/87, foi patrocinada pelo INEP, incluindo quatro estados do Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O relatório aqui sintetizado refere-se à parte realizada no Ceará, em três colégios da rede estadual, localizados em Fortaleza. Embora a amostra fosse maior, os dados referentes a outros estabelecimentos (particulares, municipais e estaduais) ficaram incompletos, por carência de recursos. O coordenador estadual, responsável por este relatório, teve que assumir a nível de execução e, por este motivo, baseou as conclusões em dados de três colégios apenas. São todos de periferia, com tamanho médio e nível sócio- econômico médio-baixo ou baixo. O INEP produziu um documento mais abrangente, que envolvia três núcleos, distribuídos entre Nordeste, Centro e Sudeste, envolvendo, o saber comum e universal, o resgate da historia dos planejamentos curriculares pelas Secretarias de Educação e o desvelar do cotidiano da sala de aula, objeto desta comunicação...
Descrição: FERNANDES, Joaquim Fernando Pimentel. O ensino de primeiro grau; as possibilidades de intervenção imediata (pesquisa). Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 11, n. 15 e 16, p. 85-101, 1988.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14066
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1988_art_jfpfernandes.pdf6,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.