Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14049
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O currículo e a produção do conhecimento (Vinculação entre educação, trabalho e cidadania na perspectiva das classes populares)
Autor(es): Tesser, Ozir
Palavras-chave: O currículo;Homem, natureza e sociedade;Positividade e negatividade
Data do documento: 1987
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: TESSER, Ozir. O currículo e a produção do conhecimento(Vinculação entre educação, trabalho e cidadania na perspectiva das classes populares). Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 14, p. 27-40, 1987.
Resumo: O saber sistematizado com que o currículo trabalha deve ter presente alguns pontos e algumas características, sobre os quais gostaríamos de refletir neste momento. Antes de tudo é preciso ter presente que o currículo representa um saber que não tem sua origem principal na escola, mas fora dela. Este saber se constrói na história dos homens e tem fundamentalmente sua origem fora da educação e da escola, embora possa ser transmitido por ambas. Este saber é o fruto do confronto do homem com a natureza em busca da sua subsistência, do progresso, do domínio sobre as forças físicas - fruto também das relações sociais que, ao dominar o cosmos, os homens travam entre si. Fazendo história, o homem constrói o saber mediante esta ação complexa e rica que a humanidade convencionou denominar "trabalho". A relação do homem com a natureza e com a sociedade é mediada fundamentalmente pelo trabalho...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14049
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_otesser.pdf6,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.